Portal EM ( Gerais ) - MG - Brasil | - 02-09-2014 - 10:41 - | Notícia original | Link para notícia |
Supermercado mais perto e mais barato é o preferido pelo consumidor em BH |
Pesquisa mostra que consumidores de Belo Horizonte estão mais seletivos na hora de escolher o supermercado. Em época de inflação em alta, proximidade e preços baixos, ganham pontos O cenário macroecônomico adverso está modificando o perfil do consumidor. Com o crédito caro, taxa de juros em alta e a inflação devorando o salário, para fechar o mês no azul as famílias estão mais seletivas. O consumidor está escolhendo com atenção o que coloca no carrinho do supermercado, voltou a seguir com mais rigor a lista preparada em casa, reduzindo as compras por impulso. Levantamento do site Mercado Mineiro aponta que para mais de 73% dos entrevistados, a escolha do supermercado é mais motivada pela localização e pelos preços e menos pelo mix de produtos. Já pesquisa, da de Belo Horizonte (/BH), que tenta desvendar o perfil do consumidor adimplente em épocas de endividamento recorde das famílias, revela que para manter as contas em dia boa parte da população está preferindo pagar à vista e ter apenas um cartão de crédito. A Associação Brasileira de Marcas Próprias (Abmapro) informa que de março a agosto o resultado do segmento foi 5% acima do esperado. Segundo Neide Montesano, presidente da associação, com a pressão do custo de vida há uma migração do consumidor para as marcas próprias, que podem chegar a custar até 20% menos. "No fechamento do ano esperamos crescimento de 20% no faturamento, quando o previsto inicialmente era um avanço de 12%", aponta Montesano. De acordo com ela, com custo de produção menor, no que diz respeito a investimentos em marketing por exemplo, o setor consegue baratear o custo, estratégia que cativa o consumidor ainda com mais força em épocas de orçamento apertado. O levantamento do Mercado Mineiro com 1.571 consumidores aponta que para 39% deles a localização é o primeiro item considerado na escolha do supermercado, seguida pelo preço, que fica com 34,4%. As promoções vêm em terceiro lugar, motivando a escolha de 8,3% dos consumidores. O aposentado Wagner José Maia Rocha, de 85, também prefere os estabelecimentos que estão próximos de sua residência. Segundo ele, as compras são feitas quase que diariamente, sempre optando pelos produtos mais baratos. "Sempre procuro o supermercado mais em conta quando vou fazer compras maiores", ressalta. Controle de contas Palavras Chave Encontradas: Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL |
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima). |
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013. |