Mais de 40% dos empresários da capital estão otimistas com a Copa do Mundo
Próximo ao início da Copa do Mundo da Rússia, a expectativa dos empresários de Belo Horizonte é de que o evento esportivo aqueça a economia e fomente o crescimento das vendas. Pesquisa realizada pela de Belo Horizonte (/BH) mostra que 48,5% dos lojistas estão esperando um retorno positivo nos negócios com o mundial. Entre eles, 53,4% estimam que as vendas irão crescer no período dos jogos. "O brasileiro é apaixonado por futebol, por isso acaba sendo motivado a adquirir itens que remetam à ocasião. Então, essa é uma excelente oportunidade para o setor incrementar as vendas", afirma o vice-presidente da /BH, . Entre os empresários que não esperam retorno (51,5%), as principais justificativas apresentadas foram de que o número de pessoas é reduzido (29,1%) e que o evento não tem impacto nas vendas (25,2%).
Motivados pela perspectiva de melhora nos negócios, 67,2% dos empresários estão se preparando para o evento, entre eles a maior parte (40%) estão investindo em produtos com o tema da Copa, e 27% decoraram a loja. Já os que não estão planejando nenhuma ação (32,8%), grande parte (57,1%) alegaram que ainda estão decidindo a respeito, e 10,4% estão prevendo redução no volume de vendas. Porém, cabe ressaltar que a pesquisa foi realizada entre os dias 7/5 a 21/5, período anterior à paralisação dos caminhoneiros, que durou 11 dias e gerou queda nas vendas em todo comércio, o que pode afetar a expectativa dos empresários.
Tíquete médio é maior na Regional Centro-Sul
O tíquete médio esperado pelos entrevistados que acreditam que irão ter alta nas vendas com o evento esportivo será de R$ 87,90. Entre as Regionais, os empresários da Centro-Sul são os que estão esperando maior valor (R$ 113,52), na sequência aparecem os da Pampulha (R$ 111,05). Já o menor valor (R$ 40,63) foi registrado na região do Barreiro.
A pesquisa também mostra que o valor a ser desembolsado pelo consumidor pode
variar conforme o tipo de estabelecimento escolhido. Segundo os empresários, quem
for adquirir artigos esportivos deve desembolsar em média, R$ 116,95. "Esse resultado se dá devido ao perfil destes itens, como as camisas oficiais das seleções, que apresentam um valor mais alto", comenta o vice-presidente. Já para calçados o preço será de R$111,09. Em seguida estão: vestuário (R$ 106,18) e bares e restaurantes (R$51,27). De modo geral, para a maioria dos comerciantes (23%), o consumidor deve gastar até R$ 30. Outros 22,2% acreditam que o valor será entre R$ 30,01 e R$ 50.
Cartão de débito será a forma de pagamento mais usada
Para a maioria dos empresários (34,8%), o meio de pagamento mais utilizado para as
compras da Copa do Mundo será o cartão de débito, em seguida aparece o parcelado
no cartão de crédito com 28,7%. As demais formas de pagamento citadas pelos empresários foram: dinheiro (20,4%); à vista no cartão de crédito (10%); à vista no cheque (3%); parcelado no cartão da própria loja (2,2%); à vista no cartão da própria loja (0,4%) e parcelado carnê/crediário (0,4%).
Contratação temporária será baixa para a Copa do Mundo
Quando questionados sobre a contratação de funcionários, apenas 3,4% afirmaram que irão aumentar o quadro de empregados da empresa para o evento esportivo. O restante (96,6%), não vai alterar o número de funcionários. Entre eles (76,6%), consideram que a equipe atual já atende a demanda para a ocasião.
Outro ponto que chama atenção no levantamento é em relação ao funcionamento das
lojas. A maioria dos lojistas afirmou que só irá fechar os estabelecimentos no horário
dos jogos (44,8%) e 21,6% vão ficar abertos mesmo durante a transmissão das partidas da seleção.
Baixe os gráficos e comparativos em: http://goo.gl/TWPE9n
Metodologia - Foram entrevistados 232 empresários de Belo Horizonte, no período de
7 de maio a 21 de maio de 2018.
Assessoria de Imprensa da /BH
Cristina Reis / Lailiane Freitas / Sarah Mansur
(31) 3249-1632 / (31) 98751-1473
assessoriadeimprensa@cdlbh.com.br
facebook.com/assessoriadeimprensacdlbh
Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).