São Paulo - Enquanto o país vive um ciclo inflacionário, os preços praticados no e-commerce brasileiro passam por uma trajetória de queda desde setembro do ano passado. E em janeiro registraram a maior redução desde abril de 2014, segundo o índice E-flation, produzido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA).
De acordo com a pesquisa, em janeiro, os valores de produtos comercializados via internet caíram 2,06% na comparação com dezembro. No último mês do ano passado, os preços já haviam caído 0,83%. O levantamento constata que, das dez categorias avaliadas, sete apresentaram deflação mensal em janeiro: CDs e DVDs (-5,32%), eletrodomésticos (-2,61%), eletroeletrônicos (-0,62%), livros (-10,18%), medicamentos (-0,24%), perfumes e cosméticos (-0,8%) e telefonia e celulares (-1,62%). Já os itens brinquedos (3,23%), cine e foto (2,01%), informática (0,69%) tiveram aumento de preço no primeiro mês do ano. Os itens das categorias analisadas são os mais anunciados e procurados nos sites de comércio online.
A explicação para a deflação registrada no ambiente online, segundo o presidente do conselho do Provar/FIA Claudio Felisoni de Angelo, vai além dos efeitos sazonais e promoção e é resultado da concorrência cada vez mais acirrada no varejo virtual e de uma maior pesquisa por parte dos consumidores. "Com o momento atual da economia, o consumidor mais cauteloso e a expectativa de inflação, a concorrência entre as empresas se torna muito mais forte, afinal, este comprador pesquisa mais antes da compra e, no ambiente virtual, essa prática é mais efetiva, o que acentua ainda mais esse resultado", explicou, em nota. (AE)
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