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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 01-11-2018 - 11:21 -   Notícia original Link para notícia
Entressafra afeta vendas do setor em Minas

As vendas do setor supermercadista de Minas Gerais registraram queda em setembro de 2018. Segundo dados do "Termômetro de Vendas" da Associação Mineira de Supermercados (Amis) divulgados ontem, a variação negativa foi de 0,73% na comparação com agosto deste ano.

A entressafra no campo nas principais regiões produtoras do Estado, com redução do emprego, contribuiu para a redução das vendas no setor. O pior desempenho no período foi da região Norte/Noroeste, com queda de 1,60% nas vendas. Entre os destaques negativos estão também as regiões Sul (-0,30%), o Triângulo Mineiro (-1,24%) e a Zona da Mata (-1,40%).

Já no Centro-Oeste, o setor supermercadista recuperou as vendas emsetembro e registrou aumento de 0,19% em relação a agosto, quando havia apresentado a pior variação regional. A região Central obteve o melhor desempenho em setembro deste ano na base comparativa com o mês anterior, com aumento de 0,48% nas vendas.

Além de destacar que o mês de setembro historicamente não registra vendas expressivas na comparação com o mês imediatamente anterior, o superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala, afirma que o resultado mensal está dentro da trajetória de crescimento de 2,8% prevista para o ano pela associação.

"Na nossa percepção, houve uma interferência da entressafra nas principais regiões econômicas do Estado, como Sul, Triângulo e Zona da Mata, que geralmente regulam para cima no Termômetro de Vendas e, nesse mês, apresentaram o pior desempenho junto com a região Norte", explicou.

Outras contribuições para a variação negativa nas vendas no período são fatores como o calendário, com um dia a menos de vendas em setembro, além do feriado prolongado do Dia da Independência, quando muitos consumidores viajaram e boa parte das lojas funcionou em horário reduzido.

O levantamento da Amis apontou ainda que, na comparação de setembro de 2018 com o mesmo mês de 2017, o desempenho foi positivo, com aumento de 2,56% nas vendas. No acumulado do ano, o crescimento foi de 2,71%, enquanto, no ano passado, o acumulado do mesmo período foi de 2,16%.

"O resultado acumulado também sinaliza que estamos no caminho para superar a meta estabelecida para o ano, até porque a expectativa é de um Natal melhor para 2018", ressaltou Claret.

Natal - Para a data comemorativa mais importante do ano, o superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala, informou que a previsão da entidade é de um crescimento de 2,5% nas vendas do Natal deste ano, em comparação com a mesma data de 2017. Além disso, a expectativa é de que o setor supermercadista crie 3.300 vagas temporárias em MinasGerais no período.

Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na última terça-feira (30), mostra que os empresários do setor projetam crescimento nominal de 10,27% nas vendas de final de ano. Em relação à expectativa de vendas de produtos mais consumidos no Natal e no Réveillon, todos os itens tiveram aumento significativo na perspectiva emrelação ao ano anterior.

Segundo o levantamento, o vinho importado (13,81%) e o panetone (13,06%) lideram as perspectivas dos empresários, e os supermercadistas apostam também nas vendas de frutas nacionais da época (11,38%), frutas secas (9,70%) e no peru, uma das aves mais tradicionais da época, que registrou 7,14% das expectativas de vendas.

As projeções de otimismo dos empresários e de crescimento nas vendaspara os supermercados no País devem se refletir em Minas, principalmente no que diz respeito aos produtos típicos para a época. "Ao longo dos anos, o peru vinha com vendas estacionadas, em um movimento claro de substituição por parte do consumidor. Neste ano, percebemos na economia que alguns produtos líderes voltaram a ser procurados e a tendência também foi mostrada para esse tipo de item", concluiu Claret.


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