As vendas do setor supermercadista de Minas Gerais registraram queda em setembro de 2018. Segundo dados do "Termômetro de Vendas" da Associação Mineira de Supermercados (Amis) divulgados ontem, a variação negativa foi de 0,73% na comparação com agosto deste ano.
A entressafra no campo nas principais regiões produtoras do Estado, com redução do emprego, contribuiu para a redução das vendas no setor. O pior desempenho no período foi da região Norte/Noroeste, com queda de 1,60% nas vendas. Entre os destaques negativos estão também as regiões Sul (-0,30%), o Triângulo Mineiro (-1,24%) e a Zona da Mata (-1,40%).
Já no Centro-Oeste, o setor supermercadista recuperou as vendas emsetembro e registrou aumento de 0,19% em relação a agosto, quando havia apresentado a pior variação regional. A região Central obteve o melhor desempenho em setembro deste ano na base comparativa com o mês anterior, com aumento de 0,48% nas vendas.
Além de destacar que o mês de setembro historicamente não registra vendas expressivas na comparação com o mês imediatamente anterior, o superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala, afirma que o resultado mensal está dentro da trajetória de crescimento de 2,8% prevista para o ano pela associação.
"Na nossa percepção, houve uma interferência da entressafra nas principais regiões econômicas do Estado, como Sul, Triângulo e Zona da Mata, que geralmente regulam para cima no Termômetro de Vendas e, nesse mês, apresentaram o pior desempenho junto com a região Norte", explicou.
Outras contribuições para a variação negativa nas vendas no período são fatores como o calendário, com um dia a menos de vendas em setembro, além do feriado prolongado do Dia da Independência, quando muitos consumidores viajaram e boa parte das lojas funcionou em horário reduzido.
O levantamento da Amis apontou ainda que, na comparação de setembro de 2018 com o mesmo mês de 2017, o desempenho foi positivo, com aumento de 2,56% nas vendas. No acumulado do ano, o crescimento foi de 2,71%, enquanto, no ano passado, o acumulado do mesmo período foi de 2,16%.
"O resultado acumulado também sinaliza que estamos no caminho para superar a meta estabelecida para o ano, até porque a expectativa é de um Natal melhor para 2018", ressaltou Claret.
Natal - Para a data comemorativa mais importante do ano, o superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala, informou que a previsão da entidade é de um crescimento de 2,5% nas vendas do Natal deste ano, em comparação com a mesma data de 2017. Além disso, a expectativa é de que o setor supermercadista crie 3.300 vagas temporárias em MinasGerais no período.
Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na última terça-feira (30), mostra que os empresários do setor projetam crescimento nominal de 10,27% nas vendas de final de ano. Em relação à expectativa de vendas de produtos mais consumidos no Natal e no Réveillon, todos os itens tiveram aumento significativo na perspectiva emrelação ao ano anterior.
Segundo o levantamento, o vinho importado (13,81%) e o panetone (13,06%) lideram as perspectivas dos empresários, e os supermercadistas apostam também nas vendas de frutas nacionais da época (11,38%), frutas secas (9,70%) e no peru, uma das aves mais tradicionais da época, que registrou 7,14% das expectativas de vendas.
As projeções de otimismo dos empresários e de crescimento nas vendaspara os supermercados no País devem se refletir em Minas, principalmente no que diz respeito aos produtos típicos para a época. "Ao longo dos anos, o peru vinha com vendas estacionadas, em um movimento claro de substituição por parte do consumidor. Neste ano, percebemos na economia que alguns produtos líderes voltaram a ser procurados e a tendência também foi mostrada para esse tipo de item", concluiu Claret.
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