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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 07-11-2017 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Consumidor de BH pensa gastar R$ 169,93

Estudo mostra que tíquete médio da data é dos melhores e que 28,4% comprarão R$ 500 ou mais
Considerada uma das datas mais importantes para o comércio, a Black Friday acontece no último fim de semana deste mês, abrindo a temporada de compras do período natalino. E, segundo pesquisa realizada pela de Belo Horizonte (-BH), os consumidores da capital mineira pretendem gastar, em média, R$ 169,93 por produto. Esse valor está bem acima de outras datas comemorativas do ano. Nos dias das Mães e dos Pais, por exemplo, o tíquete médio ficou em cerca de R$ 107. O estudo apontou ainda que a maior parte dos consumidores - 28,4% - vai gastar R$ 500 ou mais.

Economista da -BH, Ana Paula Bastos explica que o tíquete médio na Black Friday é mais elevado devido à característica da compra: muitas pessoas aproveitam as promoções para adquirir produtos como eletrônicos e móveis, de maior valor agregado. "Tem muita gente que economiza para gastar agora, aproveitando os preços melhores para pagar à vista ou dar uma entrada maior", explica.

A pesquisa da -BH trouxe um dado surpreendente: A Black Friday é um fenômeno que nasceu na internet. Entretanto, a maior parte dos consumidores de Belo Horizonte disse preferir fazer suas compras em lojas físicas. Dos entrevistados, 41,4% falaram que vão comprar em comércios de rua e 33% vão comprar em shoppings. A internet foi citada por 25,6%.

Segundo Ana Paula Bastos, o dado mostra que o varejo tradicional acertou ao aderir ao movimento. "É uma oportunidade para os consumidores e para os lojistas, que podem atrair as pessoas para dentro de suas lojas", aponta.

Por outro lado, a pesquisa mostra o consumidor ainda cauteloso. Do total de entrevistados, 52,3% contaram que não vão aderir à Black Friday, principalmente por três motivos: 48,4% não veem vantagem nos descontos, 26,3% afirmaram que precisam cortar gastos e 24,2% alegaram falta de dinheiro. Já entre os 47,7% que afirmaram que vão consumir, a maior parte - 38,9% - se disse motivada por promoções e descontos melhores.

Ana Paula Bastos ressalta que o cenário econômico atual deste ano é melhor que o de igual período de 2016. Contribuem para isso inflação controlada, queda nos juros, melhora nos índices de desemprego e redução da inadimplência, fatores que levam ao aumento da renda em circulação. Mas, segundo ela, como o nível de desemprego se mantém alto, o consumidor continua mostrando cautela.

A pesquisa apontou o perfil das pessoas que estão dispostas a gastar na Black Friday: são principalmente mulheres, aqueles das classes A/B, e os jovens adultos com idade entre 25 e 34 anos.

Na avaliação por sexo, o índice de mulheres que revelou que vai consumir ficou em 53,7%, enquanto o de homens foi de 40,7%. Quanto à classe social, os que responderam positivamente quando perguntados se vão fazer compras foram 69,2% nas classes A/B; 43,5% nas classes C/D e 55,3% na classe E. Quanto à faixa etária, a pesquisa apontou que, entre os jovens, 48,5% responderam que vão consumir. Entre os jovens adultos, o percentual foi de 53,2%; entre adultos, de 45,9%; entre idosos, de 16,7%.

A grande maioria - 84,8% - afirmou que não vai usar recursos extras para gastar na Black Friday. Dos 15,2% que responderam que vão usar recursos extras, 71,4% vão aplicar o 13º salário.

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos consumidores - 49,5% - pretende pagar suas compras parcelando no cartão de crédito.

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Produtos preferidos - Os principais produtos na preferência dos consumidores são roupas (28,7%); eletrônicos, como videogames, tablets, celulares, computadores (13,9%); calçados (13%); eletrodomésticos (10,2%); perfumes e cosméticos (9,3%).

De acordo com a pesquisa, 63,1% dos entrevistados responderam que vão comprar até três itens. O levantamento apontou que 24,2% responderam ainda não saber quantos produtos vai adquirir. Para Ana Paula, com a proximidade da promoção e com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, a chance de as pessoas ampliarem suas compras é grande.

A Black Friday está marcada para ocorrer no dia 24, sendo que a primeira parcela do 13º salário deve ser paga a boa parte dos trabalhadores até 30 de novembro.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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