Leitura de notícia
G1 ( Política ) - RJ - Brasil - 27-03-2018 - 09:50 -   Notícia original Link para notícia
Câmara aprova urgência para projeto que altera regras do Cadastro Positivo

Com decisão, projeto tramitará mais rapidamente. Texto em análise permite inclusão de consumidores sem autorização prévia, desde que eles sejam comunicados.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (27) o pedido de urgência para o projeto que muda as regras para inclusão de consumidores no Cadastro Positivo


Na prática, com a decisão, os prazos de tramitação diminuem, e a proposta pode ser votada diretamente no plenário, sem passar por comissões.


O texto em análise altera a Lei do Sigilo Bancário e a Lei do Cadastro Positivo. O projeto retira da lei atual a necessidade de autorização prévia do consumidor para a inclusão do nome dele no cadastro.


Pela proposta, o gestor das informações pode abrir o cadastro e compartilhar estas informações com outros bancos de dados, estabelecer pontuações para quem mantém os débitos em dia e manter informações como o histórico de crédito do consumidor.


O texto determina, contudo, que o consumidor incluído no cadastro deve ser comunicado por escrito e informado ainda da possibilidade de compartilhamento de suas informações com outros bancos de dados.


Essa comunicação, pela proposta, tem de ser feita em até 30 dias após a abertura do cadastro.


A proposta estabelece, ainda, que o cancelamento e a reabertura do cadastro somente serão feitas com um pedido do próprio consumidor.


Ao receber a solicitação, o gestor do cadastro terá prazo de dois dias úteis para atender à solicitação.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.