Campanha para limpar nome pode tirar juro total da dívida - 4h00
Empresas preferem negociar a manter pendência que não tem chance de ser paga
Negociação acontece na sede da direto com a empresa credora
Quem está com nome sujo nos cadastros de restrição, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), pode conseguir até 100% de desconto nos juros de sua dívida durante a campanha de recuperação de crédito da Câmara de Dirigente Lojistas de Belo Horizonte (-BH), que vai até a próxima sexta-feira, na sede da -BH, das 8h às 18h. "Como os juros embutidos na dívida estão muito altos, a maioria das empresas que está participando da campanha oferece descontos muito altos também", afirma o vice-presidente da -BH, Marco Antonio Gaspar.
Nesta segunda, no primeiro dia de funcionamento do mutirão, houve casos como o de José Cícero Silva, cuja dívida de R$ 5.200 caiu para R$ 400 após a negociação - voltou ao valor original, sem juros e multas. Segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa de juros média geral para pessoa física foi de 132,9% ao ano em outubro. Porém, pode chegar a 800% ao ano quando a dívida se arrasta e os juros são cobrados sobre juros, explica o diretor executivo de estudos e pesquisas econômicas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira.
Para voltar a comprar. O principal objetivo da campanha da -BH é recuperar o consumidor para que ele possa voltar a consumir a prazo nas compras de fim de ano. "Nosso objetivo é que o maior número possível de nossos clientes fique apto novamente a adquirir nossos produtos", explica o gerente de cobrança, controle de cartão e backoffice da financeira DaCasa, que faz parte do grupo Dadalto, Patrick de Aguiar.
Para o diretor da Anefac, porém, a campanha tem vantagem importante para bancos e financeiras. "Quanto maior a carteira de inadimplentes das instituições financeiras, mais elas precisam fazer a provisão de recursos para cobrir o prejuízo, e menos dinheiro elas têm para emprestar. Por isso essas campanhas são boas para as empresas também. Algumas negociam até o valor inicial da dívida", avalia Oliveira.
No caso da Caixa Econômica Federal, o desconto na campanha pode ultrapassar 100% dos juros e chegar a 60% do valor inicial da dívida, ou 90% do seu valor total, segundo o assistente sênior da gerência de recuperação de ativos da Caixa, Flávio dos Santos. "É melhor negociar do que manter uma dívida que está fora da realidade do cliente pagar", afirma.
O comerciante Washington Alves dos Santos foi à negociar com a Caixa e reclamou dos juros. "Minha dívida era R$ 12 mil, e em seis meses chegou a R$ 22 mil. Consegui renegociar e vou pagar R$ 9.000, em uma entrada e mais 36 parcelas".
Na internet Acerto. A Serasa Experian prorrogou até o próximo sábado a sua campanha de renegociação de dívidas na web. O consumidor pode acessar a campanha emwww.serasaconsumidor.com.br.
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