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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 26-01-2018 - 09:46 -   Notícia original Link para notícia
Setor supermercadista investiu R$ 492,5 mi em 2017

Enquanto empresas de diferentes segmentos optaram por segurar as inversões, os supermercados mineiros, mesmo ainda diante das incertezas causadas pelo cenário pós-recessão, resolveram arriscar e registraram, em 2017, o maior volume de investimentos do ramo no Estado dos últimos 19 anos. No exercício passado, os empresários do setor investiram R$ 492,5 milhões na abertura de 66 lojas e na reforma de outras 74 distribuídas pela região. O levantamento é da Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Projeção feita pela entidade, há um ano, inicialmente apontava para a construção de 56 novos estabelecimentos e a reforma de outros 70. Os investimentos seriam, portanto, da ordem de R$ 400 milhões. Mas a evolução de alguns dos principais indicadores, com a consequente melhora da economia, trouxe oportunidades de exploração de mercados, que não foram desperdiçadas pelo setor.

"Foi uma aposta bem-sucedida. Lógico que existiam riscos, mas o setor trabalha com os 'pés no chão'", afirmou o superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala.
De acordo com o gestor, os supermercadistas acreditam que 2018 promete um cenário econômico ainda mais favorável. Por essa razão, a projeção da entidade para este ano é de aportes 10% maiores do que os da estimativa feita em janeiro de 2017 -  o equivalente a R$ 440 milhões -, com a construção de 60 novas lojas, que devem gerar 6,8 mil postos de trabalho em todo o Estado.


Assim como o ocorrido no ano passado, Claret, no entanto, não descartou a possibilidade de as inversões concretizadas até o fim de 2018 superarem as perspectivas para o segmento. "A chance sempre existe, porque as redes supermercadistas, às vezes, começam o ano falando em uma inauguração mais tímida. Mas oportunidades surgem, e quando elas aparecem, o setor está atento. Vamos com um pouco mais de otimismo para este ano", destacou.

Os investimentos de 2017 permitiram aos supermercados do Estado criar 10,2 mil novas vagas no mercado de trabalho. Com isso, o setor fechou o ano com 190.400 colaboradores diretos. A média de empregados por novo estabelecimento passou de cem para 110. Já o número de lojas chegou a 7.173 unidades em Minas Gerais.

"Vínhamos sentindo o movimento do consumidor nas lojas, e claro que isso leva o empresário a acreditar um pouco mais. Mas também tem o acreditar das redes, como o Supermercados BH, Mart Minas, Epa, Bahamas, ABC, nas grandes cidades do interior do Estado, ocupando espaços que não eram trabalhados por esses grupos", explicou Claret, ao comentar as oportunidades aproveitadas pelas empresas.


As vendas nos supermercados mineiros cresceram 2,29% no ano passado e superaram as previsões da Amis, de aumento de 1,7%/Alisson J. Silva



Vendas cresceram 2,29%



Com a melhora do ambiente econômico e a implementação de ações voltadas ao incremento do comércio, os supermercados de Minas Gerais viram em 2017 as vendas subir 2,29%. O crescimento foi o sexto consecutivo do segmento na base anual e resultou em um faturamento real de R$ 34,7 bilhões. O percentual acabou superando as expectativas da Associação Mineira de Supermercados (Amis), que, em janeiro do ano passado, previa uma expansão de 1,7%.

A pesquisa mensal Termômetro de Vendas, elaborada pela Amis, mostra que as vendas natalinas também foram primordiais para o balanço positivo do segmento no período. Em dezembro, os estabelecimentos do Estado apuraram um aumento do comércio de produtos de 25,20% no confronto com novembro e de 2,17% na comparação com igual período de 2016. Na análise do superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala, os números de 2017 são reflexo de uma combinação de fatores e indicam um movimento da população de maior confiança na economia.

"O nível de emprego não aumentou de modo expressivo, mas deu uma melhorada. Não houve crescimento grande de salários, mas tivemos o salário do consumidor valendo mais, além da estabilidade no preço dos alimentos, que contribuiu para o consumo. A própria atenção do setor em relação ao consumidor, de ofertar um mix adequado para cada loja, também ajudou a aumentar as vendas", avaliou Claret.

Para 2018, a expectativa é de que as vendas sigam em alta pelo Estado. A projeção da Amis é de crescimento de 2,8%, com um faturamento de R$ 35,73 bilhões. De acordo com o superintendente da entidade, o principal motivo para a maior confiança é a estabilidade da economia. "O dólar está estável, a inflação extremamente sob controle, temos melhora no nível de emprego. Esperamos que isso tudo seja acentuado em 2018. Enquanto isso, o setor segue acreditando, investindo, buscando inaugurar novas lojas e reformar outras", disse.

Em dezembro, as sete regiões do Estado analisadas pela pesquisa registraram avanço nas vendas no segmento supermercadista. O destaque ficou com o Sul de Minas (26,90%), seguido pelo Triângulo/Alto Paranaíba (25,68%), Zona da Mata (25,56%), Norte/Noroeste (25,29%), Centro-Oeste (24,86%), Central (24,84%) e Rio Doce (24,07%).


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