Comércio adquire o hábito da promoção para sobreviver
Saída dos lojistas é antecipar descontos da coleção atual
Isca. Abatimento nos preços varia de 10% a 70%, como é o caso da Toulon, de moda masculina
Juliana Gontijo
Em tempos de economia em recessão, o comércio está vivendo de promoções, segundo representantes do setor. "Aqui na Savassi não faltam vitrines com anúncio de promoções", diz a presidente da Associação dos Lojistas da Savassi (Alsa), Maria Auxiliadora Teixeira de Souza.
O diretor do Conselho da Savassi da de Belo Horizonte (-BH), Alessandro Runcini, diz que as promoções estão deixando de acontecer em datas específicas, como as tradicionais datas comemorativas ou em épocas de fim de coleção. "Elas estão acontecendo a toda hora, dependendo da necessidade do lojista. Quanto maior a crise na economia, mais promoções acontecem", analisa. Diante deste cenário, ele ressalta que o lojista vem reduzindo cada vez mais a lucratividade.
O diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luis Augusto Ildefonso da Silva, afirma que, para tentar vender, a saída encontrada pelos lojistas é antecipar as promoções de primavera-verão. "Antigamente, elas aconteciam em parte no fim de dezembro e chegavam a se estender até o fim de fevereiro. Neste ano, já estão acontecendo em outubro".
O gerente da loja especializada em produtos masculinos Toulon do Minas Shopping, Cléber Silva, confirma o movimento de antecipação dos descontos da atual estação para atrair o consumidor. "Normalmente, as promoções da coleção atual aconteciam mais no fim de novembro", diz. Na loja, há descontos de 10% a 70%, além de preço menor para quem leva mais peças. "Uma das promoções é a das malha básicas. Uma só custa R$ 29 e quatro camisas são vendidas por R$ 99", informa Silva.
Na Santa Lolla - especializada em calçados e bolsas - até o dia 25 deste mês há descontos de até 50%, segundo a gerente da unidade do bairro de Lourdes, Daniele Oliveira.
Na S2 Shoes, de sapatos, as promoções também são usadas para atrair o consumidor, segundo a gerente Laila Ribeiro. "Elas se tornam ainda mais importantes na crise", diz Laila.
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Estratégia. Sem muitos recursos financeiros, os varejistas apostam nas promoções em anúncios de letras gigantes nas vitrines e nas redes sociais para atrair o consumidor, segundo a Alshop.
Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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