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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 24-04-2015 - 10:20 -   Notícia original Link para notícia
Grendene reduz preço médio e venda cresce


A fabricante de calçados Grendene encerrou o primeiro trimestre de 2015 com lucro líquido de R$ 136,9 milhões, o que representou um crescimento de 41,8% ante o primeiro trimestre do ano passado. O resultado foi impulsionado por um crescimento de vendas no mercado interno. Apesar da retração econômica no país, as vendas cresceram 11% em volume, para 34,3 milhões de pares. O preço médio caiu 5,2% no período.


Francisco Schmitt, diretor financeiro e de relações com investidores da Grendene, disse que a redução no preço médio deve-se à decisão da companhia de reforçar a oferta de calçados de preços mais baixos.


No primeiro trimestre, as vendas de calçados no Brasil aumentaram 5,2% em receita, para R$ 471 milhões. Já a exportação caiu 21,3%, para 12,4 milhões de pares, com a desaceleração econômica na América Latina - a Europa também comprou menos da Grendene. As vendas totais de calçados aumentaram 0,1% no trimestre, para 46,8 milhões de pares.


A receita líquida aumentou 7,8% no trimestre, para R$ 532,3 milhões. Schmitt disse que espera resultados mais fracos no segundo trimestre.


Para o ano, a perspectiva é registrar um volume de vendas inferior ou igual ao de 2014. "O segundo trimestre vai ser mais difícil porque os ajustes anunciados pelo governo ainda não terão efeito na economia e o nível de atividade no segmento de calçados historicamente é menor nesse período", disse o executivo.


O diretor da Grendene observou que as vendas de calçados são mais fortes no fim do ano, período em que é esperado um início de recuperação da economia brasileira.


Para o ano, Schmitt estima que as vendas do setor de calçados no Brasil ficarão iguais ou menores do que em 2014. "Se o nível de desemprego ou a inflação aumentarem muito, o consumo de calçados vai se retrair", afirmou.


Apesar da perspectiva de consumo estável ou mais fraco, a Grendene mantém a meta para o período de 2015 a 2018 de crescimento na receita líquida entre 8% e 12% ao ano, e aumento no lucro entre 12% e 15% ao ano nesse intervalo.


Em relação às exportações, Schmitt disse que as vendas tradicionalmente são mais fracas no segundo trimestre e esse fator sazonal exercerá impacto negativo na companhia. Atualmente, cerca de 25% das exportações da Grendene têm como destino a Europa e outros 25%, a América Latina.


Schmitt disse que houve retração em vendas para América Latina e Europa no primeiro trimestre. A Grendene manteve os preços em dólares de exportação que já praticava. Por isso, mesmo com queda em volume exportado de 21,3%, para 12,4 milhões de pares, a empresa teve uma retração de 0,2% na receita, para R$ 167,4 milhões, com um aumento de 26,3% no preço médio do par exportado.


No primeiro trimestre, a Grendene obteve aumento de 47,6% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), para R$ 122,5 milhões.


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