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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 21-08-2015 - 09:37 -   Notícia original Link para notícia
Netshoes reorganiza operações

Por Cibelle Bouças | De São Paulo




Kumruian, da Netshoes: negócios de moda e internacionais ganham peso



A empresa de comércio eletrônico Netshoes decidiu criar o grupo Netshoes para separar o seu negócio de artigos esportivos do seu negócio de moda (a Zattini) e da operação internacional. "A nossa mensagem com essa mudança é: a Netshoes vai aumentar seu portfólio", afirmou Marcio Kumruian, presidente da companhia.


Diferentemente do Google, que criou na semana passada a holding Alphabet para abranger seus negócios, a Netshoes não terá empresas distintas para cada operação. Internamente, Zattini, Netshoes e Netshoes América Latina terão equipes comerciais e de marketing separadas, mas o restante da operação será administrada de forma conjunta. A mudança, segundo o executivo, será mais institucional e serve para organizar melhor a operação e mostrar aos parceiros comerciais o peso que a Netshoes pretende dar a cada negócio.


"A Zattini nasceu como uma startup, mas a operação ganhou corpo e é preciso dar clareza sobre o que se espera de cada negócio", afirmou Kumruian. O executivo disse que tem feito apresentações aos seus 2 mil funcionários sobre os planos para cada operação. Sem dar detalhes, o executivo disse que espera que a Zattini alcance no futuro uma dimensão similar à da Netshoes.


Em 2014, a Netshoes registrou receita de vendas de R$ 1,16 bilhão, um crescimento de 20,1% sobre o ano anterior. O valor inclui vendas no site da Netshoes e em sites de outras marcas esportivas geridos pela companhia. De janeiro a julho de 2015, as vendas da Netshoes mantiveram crescimento de dois dígitos, segundo Kumruian.


A Zattini foi lançada em dezembro do ano passado, para oferecer moda masculina, feminina e infantil, com investimento previsto para o primeiro ano de R$ 35 milhões. Para abrir a loja virtual, a Netshoes fez acordos com 70 fornecedores da indústria - incluindo marcas como Colcci, Calvin Klein, Diesel, Cavalera, Levis, Democrata e Arezzo. Kumruian disse que a equipe inicial de 25 pessoas já foi ampliada para 80.


A Zattini começou a operação com 12 mil itens de moda no site e esse número já foi ampliado para 33 mil itens até junho. A Netshoes, que tem operação mais madura, possui no site em torno de 42 mil produtos de linha esportiva. A companhia não divulga dados de receita da Zattini mas, segundo o executivo, as vendas têm superado as expectativas até o momento.


A Zattini foi criada com a meta de liderar o mercado on-line de moda em três anos. A líder nesse segmento é a Dafiti, que tem vendas estimadas em R$ 1,1 bilhão por ano. Em 2014, a Dafiti registrou crescimento de 41% na receita líquida, para R$ 592 milhões.


Em relação a novos negócios, Kumruian disse que o plano de curto prazo da companhia é abrir novos departamentos de produtos na Zattini e acelerar a expansão internacional da Netshoes.


A Netshoes possui atualmente operações no México e na Argentina. A operação América Latina responde por 10% a 15% da receita da companhia. A operação no México possui 80 funcionários e, na Argentina, 170 pessoas. As vendas nos dois países cresceram 120% no ano passado e, mais que dobraram no primeiro semestre deste ano, segundo o executivo. Kumruian disse que avalia atualmente a abertura da Netshoes em outros países da região.


A Netshoes encerrou o ano passado com prejuízo líquido de R$ 93,6 milhões, ante perdas de R$ 71,9 milhões em 2013. A companhia mantém a previsão de atingir o equilíbrio financeiro ao fim deste ano.


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