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Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil - 09-02-2014 - 10:45 -   Notícia original Link para notícia
Língua afiada

Escolas de inglês e de espanhol se adequam para atender a crescente demanda de pessoas que buscam falar fluentemente mais de um idioma


Augusto Pio


Publicação: 09/02/2014 04:00



Sérgio Monteiro, da Uptime Comunicação em Inglês, conta que meta é atingir 300 unidades até 2016

É fato que a demanda por idiomas tem aumentado muito nos últimos anos. E com a proximidade da Copa do Mundo (este ano) e das Olimpíadas (2016), a procura se incrementou mais ainda. Para Sérgio de Souza Monteiro, da Uptime - Comunicação em Inglês, o mercado está em expansão, mas passa também por um momento de transição, no qual os modelos tradicionais de ensino, em que um estudante leva entre cinco e sete anos para aprender, tendem a se adequar à nova realidade de mercado, com métodos que despendem menos tempo de aprendizado. "Isso tem mexido com o mercado, fazendo com que os grandes players, que tiveram suas receitas afetadas consideravelmente, percam terreno."

Sérgio, que iniciou o projeto Uptime em 2001, mas que atua no segmento de idiomas desde 1993, afirma que a expectativa para este ano é que a escola cresça ainda mais. "Os próximos anos no Brasil permitirão grande desenvolvimento para a Uptime, uma vez que nossa economia é uma das que mais têm crescido no mundo. Além disso, vamos sediar grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, os quais demandam que os brasileiros dominem um segundo idioma, principalmente o inglês, que é amplamente falado. Até o fim de 2016, nossa meta é crescer 50%, ultrapassando 300 unidades."


 



Pedro Navarro diz que o Instituto Cervantes já formou voluntários e guias de turismo para a Copa do Mundo no Brasil 


 


Para o empresário, os eventos esportivos não são os únicos a influenciar a procura por cursos de inglês. Segundo ele, as pessoas pensam também na ascensão profissional, viagens e intercâmbios, entre outros. "Mas acredito que a procura por cursos de inglês virá mais efetivamente depois da Copa do Mundo, porque nosso despreparo ficará em evidência. É como aquelas pessoas que viajam para os Estados Unidos pensando que vão conseguir se virar por lá. E quando veem que não é tão fácil assim, voltam e querem estudar inglês."

No mercado há 12 anos, a Uptime tem 14 unidades próprias. "O Uptime Group emprega cerca de mil pessoas diretamente em suas empresas e mais de 4 mil indiretamente em todo o Brasil", orgulha-se Sérgio. A empresa iniciou suas operações de franqueamento em 2005 e já está presente em 22 estados. São 198 unidades, sendo 175 franqueadas e contratos de abertura de nove unidades, além da 14 próprias. A escola oferece 25 cursos completos, com 12 meses de duração, adequados às diferentes necessidades dos brasileiros. "A Uptime trouxe para o mercado uma nova abordagem, que garante inglês fluente em um ano, e se tornou a escola que em menos tempo entrega resultados. Tais resultados são obtidos por meio de uma metodologia inovadora, criada a partir das minhas experiências no aprendizado do idioma. Isso, somado aos conhecimentos de neurolinguística - que elucida o funcionamento do cérebro quanto ao uso e aquisição de uma língua - e técnicas de mnemônica - treinamento dos neurônios para que as informações sejam alocadas no cérebro de forma definitiva - são as chaves do sucesso da Uptime", revela. 

ESPANHOL Pedro Navarro, do Instituto Cervantes - órgão oficial do governo da Espanha, criado em 1991 para organizar cursos de espanhol e outras línguas oficiais da Espanha, como o catalão, o vasco e o galego, e difundir a cultura hispânica -, prevê para este ano crescimento entre 27% e 30% em cursos presenciais e de 18% a 22% em cursos AVE (aula virtual de espanhol) com tutor. "O Cervantes de BH conta com 25 professores e tem experimentado um crescimento exponencial. Somos o centro com mais participantes on-line do mundo. No ano passado, cerca de 8 mil estudantes aprenderam espanhol por meio do curso AVE com tutor", orgulha-se Pedro.

Ele acredita que, com a chegada da Copa do Mundo, a demanda pela língua espanhola aumentará bastante. "A Copa do Mundo vai falar espanhol", garante, citando previsões oficiais. Por isso, as instituições de turismo receptivo e todo o segmento vinculado a esse grande evento vêm se preparando. "Já formamos voluntários para a Copa e guias de turismo por meio de programas do estado", esclarece Pedro. 

O Cervantes tem 78 centros, distribuídos em 42 países. "No Brasil, estamos em Curitiba, Porto Alegre, Brasilia, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Recife. Trabalho há mais de 15 anos no ensino de línguas. Formei-me em letras em Madri e fiz mestrado para me especializar nesse ramo da educação. Já dei aulas em Madri, Granada e Málaga (Espanha), Milão (Itália), Munich (Alemanha), Manchester (Reino Unido), São Paulo e BH. Sempre gostei da ideia de trabalhar e viajar para conhecer outros países."

"Temos cursos particulares, em empresas, on-line AVE com tutor, regulares (quatro horas por semana), extensivos (duas horas por semana), semi-intensivos (seis horas por semana), intensivos (10 horas por semana), espanhol júnior (de 8 a 12 anos e de 12 a 16 anos), para a melhor idade (maiores de 55 anos), de preparação para o diploma oficial de espanhol (Dele) e para a prova do Instituto Rio Branco. Temos também cursos especiais de arte e cultura, gramática por níveis e de conversação, entre outros. A duração dos cursos vai de 10 horas a 120 horas, dependendo da necessidade do aluno."


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