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Isto é Dinheiro online ( Negócios ) - SP - Brasil - 07-11-2015 - 13:45 -   Notícia original Link para notícia
O gol de Wizard

Quase dois anos depois de vender seu grupo educacional, por R$ 1,9 bilhão, o empresário Carlos Wizard Martins aposta em empresas com apelo sustentável e de bem estar. A Topper e a Rainha são suas mais recentes aquisições


O empresário Carlos Wizard Martins construiu um campo de futebol society em sua casa, em Campinas, no interior de São Paulo. Nas horas de lazer, ele gosta de bater uma bolinha com os seus 16 netos e seis filhos, dois times completos do nobre esporte bretão. "Com meus netos, eu jogo na defesa", afirma Wizard, nome de sua ex-escola de inglês que ele acrescentou ao seu próprio. "Mas, nos negócios, a minha posição é o ataque." Na terça-feira 3, Wizard mostrou seu poder ofensivo com o anúncio da compra das marcas Topper e Rainha, da Alpargatas, por R$ 48,7 milhões.


A transação inclui ainda 20% da operação da Topper na Argentina e no mundo, com exceção dos Estados Unidos e da China - estes países foram contemplados em acordo de licenciamento à parte, que dá direito do uso da marca por 15 anos. Dois anos depois de vender o seu grupo Multi, dona das escolas de inglês Wizard e Yázigi, para o britânico Pearson, por R$ 1,9 bilhão, o empresário demonstra que está voltando à velha forma no mundo dos negócios. Mas, em vez da educação, ele está construindo um grupo de empresas com apelo sustentável.


Em agosto do ano passado, por exemplo, ele comprou a rede de alimentos saudáveis e orgânicos Mundo Verde. Em um ano, as franquias saltaram de 140 para 400. Em 2018, a meta é chegar a 600, com uma movimentação de R$ 1 bilhão. No começo deste ano, anunciou parceria com o ex-craque da seleção brasileira Ronaldo Nazario para a criação de escolinhas de futebol batizadas de Ronaldo Academy. As três primeiras unidades já foram abertas no Brasil. Em breve, China e Estados Unidos receberão franquias da academia do Fenômeno.


Agora, com as duas marcas esportivas, a ambição de Wizard não é nada modesta. "Queremos fazer da Topper a Havaianas do mercado esportivo", diz, referindo-se a marca bilionária da Alpargatas, que se tornou referência mundial no universo das sandálias. Para ganhar o mercado externo, a Topper concorrerá com a americana Nike e a alemã Adidas, as duas maiores marcas esportivas do planeta.


"Ele terá de gastar muito dinheiro em marketing se quiser fazer isso", diz Ricardo Fleury, sócio-diretor da Trevisan Escola de Negócios. "A marca Topper é reconhecida no Brasil, mas precisa ser trabalhada internacionalmente." Nesta semana, Wizard embarca para a China. Na pauta, uma reunião com Jack Ma, o dono do gigante de comércio eletrônico Alibaba. O objetivo é encontrar formas para vender produtos brasileiros por meio do portal chinês. 
E a Topper está no topo da lista dessa conversa.


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"Queremos fazer da Topper a Havaianas do mercado esportivo"


O empresário Carlos Wizard Martins, autor do blog "Como ganhar seu primeiro milhão" no portal da DINHEIRO, falou sobre a compra da Topper e Rainha:


Quanto tempo duraram as negociações?
Foram sete meses de negociação. Diria que foi um encontro de interesses, pois estava buscando uma oportunidade no setor esportivo e a Alpargatas queria vender. Eles não estavam dando muito espaço para a marca. O negócio deles é vender Havaianas. E achamos que havia muita complementariedade e sinergias com outros negócios do grupo.


Que tipos de sinergias?
Acabei de lançar a Ronaldo Academy (escola de futebol em parceria com o craque da seleção brasileira Ronaldo Nazario). Os alunos vão precisar usar materiais esportivos, por exemplo. Também sou dono da Mundo Verde, que vende produtos sustentáveis e orgânicos.


Quais são seus planos para a Topper e Rainha?
Queremos valorizar as marcas para poder igualar com os dois grandes competidores internacionais, a Nike e a Adidas. Entendemos a marca Topper como um produto brasileiro, da mesma forma que a Havaianas, que saiu do Brasil e conquistou o mundo. Queremos fazer da Topper a Havaianas do mercado esportivo.


E como fazer isso? 
Em primeiro lugar, vou primeiro investir na valorização da marca, através de marketing e campanhas. Depois vou expandir a linha de produtos. Vestuários têm uma pequena fatia hoje e deve aumentar bastante. E terceiro, vou apostar em uma área que domino, criando uma rede de franquias dos produtos, começando pelo Brasil.



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