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Estado de Minas Online ( Feminino e Masculino ) - MG - Brasil - 25-10-2015 - 11:06 -   Notícia original Link para notícia
Prontas para o mercado

Sexta edição do concurso Ready to Go revela duas grifes vencedoras, mas todas as participantes mostram potencial para crescer e aparecer na moda. A maioria, inclusive, já comercializa coleções


 



 


Laura Valente

Imaginar que uma grife iniciante fará sucesso imediato em um mercado concorrido como o da moda pode parecer história de conto de fadas, mas não é bem assim. A prova vem da sexta edição do Ready to Go, concurso de novos talentos promovido pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais (Sindivest-MG). Neste cenário, a varinha de condão está sob a batuta de Terezinha Santos, estilista e empresária à frente do TS Studio, realizador do concurso. Num trabalho de curadoria, ela identifica grifes e profissionais de design de moda com potencial para participar e presta consultoria a elas nas áreas de produtos, tendência e gestão durante os meses que antecedem a grande final, sempre a cada nova edição do Minas Trend (MT), salão mineiro de lançamentos e negócios de moda.



Na ocasião, as grifes concorrentes apresentam coleções com até 30 modelos, e são submetidas à avaliação de corpo de jurados composto por representantes da mídia especializada, designers e outros formadores de opinião. Ao todo, 12 grifes concorreram nesta última edição, entre novatas e aquelas que particparam pela segunda vez (e por isso não entram mais no grupo). Com ineditismo na história do concurso, a classificação final premiou duas marcas que ganharão um estande na próxima edição do MT: Rita Cassini (da estilista Rita de Cássia) e M.Tee, de Amanda Bicalho e Bárbara Gomide. Ana Barros ficou em segundo lugar (ela também participa do projeto LAB, da Casa dos Criadores, em SP) e o terceiro com Natália Menezes (que já foi vencedora de outro concurso de moda, o Senai Fashion Brasil 2015).



No entanto, na opinião das participantes, todas saem do projeto Ready to Go premiadas de alguma forma. "Estávamos entrando na venda por atacado quando participamos pela primeira vez e o fato de expor nosso trabalho em um salão de negócios importante como o Minas Trend trouxe experiência, visibilidade e fez com que buscássemos nos adequar à realidade da demanda, a produzir nossa coleção mais cedo", revela Silvia Drummond, sócia da Ecow. A seguir, um breve perfil das 12 grifes participantes da 6ª edição do Ready to Go. O Feminino & Masculino torce pelo sucesso de cada uma e espera noticiar a chegada de outros jovens talentos neste mercado sempre ávido por novidades.


 


 



 



 


 


Ecow

Estilo: Renata Drummond

Formação: Design de moda (iniciado na Fumec e finalizado 
no IED-SP)

DNA: A partir de histórico de família na moda (Raro Efeito e Cia. Do Terno), as irmãs Renata e Silvia Drummond também entraram no negócio. A grife foca a sustentabilidade de processo e matéria-prima. Privilegia a estética rocker, num misto de ousadia e sensibilidade.

Tema inverno'16:Inspirado pelo filme Big Eys, de Tim Burton, que retrata a história da artista norte-americana Margaret D. H. Keane. Traz shape que valoriza o corpo da mulher, prints exclusivos e bordados.

Comercialização: Lojas próprias em BH (Savassi) e em São Paulo (Jardins), e-commerce e também venda a atacado. Há cerca de 100 modelos em cada coleção, com forte produção de vestidos, e, mais recentemente, camisetas e acessórios, além de peças mais exclusivas sob encomenda. Preço médio (no varejo) varia de R$ 80 a R$ 250. Sobre o Ready to go: "grande incentivo para estar antenada ao timming do atacado, além de grande visibilidade em termos de mídia e mercado".


 


 


Lu Henriques  

Estilo: Luciana Henriques

Formação: Arquitetura. A partir de uma viagem para a Índia, onde conheceu tingimentos, Lu iniciou a grife. É autodidata, e ganhou bagagem a partir da experimentação e em diversos cursos livres.

DNA: Com 2 anos de atividades, a grife começou com estética indiana, mas já diversificou. Permanece o apelo na estética boho e destaque para técnicas e detalhes hand-made (bordado, tingimentos, aplicação de patchwork). Trabalha nas linhas casual e moda festa "despretensiosa".

Tema inverno'16: A África e a cultura das tribos massai, em peças de malha suede e jacquard, tricôs, veludos e tecidos leves como devorês e guipiueres. Os bordados vêm em linha e pedras coloridas. A estampa exclusiva remete à pele de leopardo e a desenhos tribais.

Comercialização: Possui showroom em SP, de onde distribui para 10 pontos de venda no país, e também loja on-line. Em BH, nas multimarcas Atroz, Chantê, Deluxe (Lourdes), Anabela e outras. Preço médio (no varejo) 
R$ 600. Sobre o Ready to Go: "Marcas novas tem uma oportunidade maravilhosa de partticipar deste evento tão importante para o país. 
A iniciativa do Sindivest e da TS. Studio é fantástica para dar um empurrão inicial. Abrimos novos pontos de venda".


 


 


Rita Cassini

Estilo: Rita de Cássia

Formação: Senac, UFMG, Instituto Marangoni (Paris) e The Arts University Bourmemouth (Inglaterra).

DNA: Trabalha com os tecidos algodão, poliamida, elastano e liocel (muitos da fábrica G.Vallone Têxtil). Experimentalista, com foco na abstração e desconstrução. "Não trabalho com modelagens prontas, construo." Estampas exclusivas e forte trabalho manual.

Tema inverno'16: A arquitetura modernista de Oscar Niemeyer.

Comercialização: Showroom (no Prado) e Casa Moda (SP). Já conta com cerca de 15 pontos de venda no país. Em BH, Fata Morgana (Savassi) e Estilo Fashion (Buritis). O preço médio das peças (no varejo) é R$ 800. Sobre o Ready to Go: "Participei pela primeira do Minas Trend, e o resultado foi muito produtivo. Fechamos novos clientes e muita gente conheceu a marca. Além disso, 
fiquei muito satifeita com 
o retorno de mídia".


 


 


 


Maddie

Estilo: Camila Gontijo

Formação: Arquitetura (PUC). Entrou na moda com a inauguração de uma multimarcas e, dali, com a produção de linha especial para integrar o acervo. Não parou mais.

DNA: Vestidos de festa de estética minimalista, talhados em moulage, drapeados e outras técnicas . Em síntese, um sofisticado que preza o conforto. Entre os tecidos, malha, jérsey de poliamida e ryon (fibras naturais).

Tema inverno'16: Nomeada liberdade, a coleção traz vestidos de festa com modelagem e técnicas tridimensionais de moulage. Os shapes favorecem as curvas e a feminilidade. Longos, curtos, além de macacão e outros modelos ricos em decotes, fendas e outros detalhes que transmitem sensualidade.

Comercialização: Representantes em BH e em SP. O preço médio é de 
R$ 600. Sobre o Ready to Go: " "Excelente para sentir o mercado, 
definir estratégias e conquistar 
novos clientes. A marca foi 
muito bem aceita."


 


 


 


Graf 

Estilo: Graziella Ferreira

Formação: Design de interiores. Na moda, autodidata, com 
rica experiência 
na confecção da mãe 
(já extinta).

DNA: Grife jovem, urbana, usa tecidos fluidos, leves (musseline, chifon, tricozinho, renda) e tem como principais praças cidades  do litoral.
Tema inverno '16: Os anos 1970, e os universos boho chic e folk combinados à união dos gêneros romântico, country e vintage.

Comercialização: Há 7 anos no mercado, possui showroom (no Prado). Trabalha com atacado no esquema de pronta-entrega e também exporta para EUA, Espanha e Japão. Lança mini-coleções de 15 em 15 dias com média de 30 peças, cada. Preço médio (no varejo): de R$ 150 a 
R$ 350. Sobre o Ready to Go: "Inédita, foi muito bom 
pela exposição e fechamos 
vários clientes novos. Vamos participar também da 
edição verão '17."


 


 


Lu Tolentino

Estilo: Luciana Tolentino

Formação: Design de moda 
na Fumec, além de estágios 
com Nem Campos e na 
grife Patachou.

DNA: Vestidos de festas lisos e monocromáticos, ricos em recortes, que deixam a roupa moderna e valorizam o corpo. Uso de tecidos nobres como a seda, em modelagens bem trabalhadas, além de 
renda e algodão.

Tema inverno'16: Mistura de passado e futuro. Uma viagem no tempo a partir da década de 1930, com silhueta marcando o quadril e decotes nas costas. O contemproâneo fica 
por conta de pinceladas esportivas 
e da cartela de cores.

Comercialização: Antes do Minas Trend, apenas sob medida, a partir do ateliê (no Bairro Santa Lúcia), mas a partir da feira abriu a venda no atacado no esquema de pedidos. A média de preços é R$ 3,5mil (no varejo).Sobre o Ready to Go: "Estreante, fiz a primeira venda de atacado no esquema de pedido da minha carreira. Fiquei ainda mais realizada porque participei 'na contramão' de todo mundo que 
está trabalhando com poliéster e, ainda assim, tirei vários pedidos, muito bons. Pretendo 
participar novamente


 


 


M. Tee

Estilo: Amanda Bicalho e Bárbara Gomide.

Formação: design de moda na Fumec, finalizado na Uni-BH.

DNA: T-shirts bordadas e enriquecidas com trabalho e tingimento manual, rendas, franjas e outros elementos, além de complementos em malharia.
Tema inverno'16: passado e futuro, com destaque para a estética kilim (técnica de tapeçaria).

Comercialização: showroom (no Bairro Prado). O preço médio das peças (no atacado) varia de R$ 79 a R$ 159. Sobre o Ready to Go: "só o fato de participar é muito importante para fazer prospecção de clientes e ganhar visibilidade para a marca. Também com o concurso em si aprendemos muito, principalmente por meio da consultoria. Temos o plano de crescer e o sonho de abrir uma loja própria".


 


 


Unity 7 

Estilista: Jéssica Penna

Formação: Administração.
 Acredita que o estilo tem que caminhar com todas as demais áreas da empresa.

DNA: Festa mais clássica com pegada de sensualidade, e casual fashion. Prevalência de tecidos fluidos e crepe de malha.

Inverno'16: O Promenade Plantée, um jardim suspenso no meio da cidade de Paris (montado sobre o trecho de uma antiga estrada de ferro desativada em 1969). Traz entre as estampas pinturas das flores fotografadas lá.

Comercialização: A partir de showroom (no Prado) e também na loja on-line. Fabrica cerca de 150 modelos por coleção, e tem pontos de vendas em todo o país. Em BH, Badu, Manie Deluxe, Viés, Mercado e outras. Preço médio: 
R$ 398 a R$ 990 (varejo).


 


 


Natália Menezes

Estilo: Natália Menezes

Formação: Cursa o 4º período de design de moda na Fumec.

DNA: Foi a única mineira no concurso Senai Brasil Fashion, orientada pelo estilista Ronaldo Fraga. Esta coleção é a mesma apresentada nesse desfile, porém com peças a mais. Talhada 100% em jeans (a designer contou com patrocínio da Cedro), traz a matéria-prima trabalhada em alfaiataria, com destaque para a modelagem.

Tema inverno'16: Tomie Otake. Natália busca a experiência do imperfeito, com coleção que traz padronagens de listras borradas de tinta, formas imprecisas, shapes mais amplos. Destaque ainda para os aviamentos como ilhós, botão de pressão e zíper de metal.

Comercialização: Ainda em fase de apresentação da marca, mas avisa que as peças estão à venda. Para o futuro, pretende seguir a linha da alfaiataria.
Sobre o Ready to Go: "Omais importante foi expor a marca, acrescentou muito na minha vida profissional, aprendi bastante e pude ver de perto como é o processo de vendas de uma coleção".


 


 


Sabor de hortelã 

Estilo: Bruna Bittar

Formação: Design de moda (Fumec), pós-graduação em Direção 
criativa de moda (Una)

DNA: A grife pertence a Hanna Alvarenga. Há dois anos, ela adotou exclusivamente a produção 
de linha festa.

Tema inverno'16: Era romântica, época do estilo Elizabetano. Evidencia uma sensualidade discreta e sutil, com modelos talhados em renda francesa, jacquard, CBC, tule e duchese. Muitos receberam 
aplicação de flores.

Comercialização: Showroom próprio (no Prado). Está em cerca de 30 pontos de venda no país, com preço médio de R$ 599 a R$ 3,9 mil (no atacado). Sobre o Ready to Go: "Já tínhamos interesse em participar e foi muito bom para apresentar nosso produto para mais clientes. Geralmente, é complicado competir com marcas grandes, mas nossa roupa apareceu e fez sucesso".


 


 


  Ana Barros

Estilo: Ana Luisa Barros

Formação: Fumec

DNA: Peças únicas, modelos de festa e casual sofisticado, prêt-a-couture. Mistura tecidos e texturas, tela, renda, couro, neoprene, seda, bordados, vinil. "Gosto de brincar, explorar possibilidades, criar peças fortes e únicas". 
Já participou de outros concursos e 
eventos de moda, como Be to be (Casa de Criadores), o europeu Mittel Moda e a Vancouver Fashion Week.

Tama inverno'16: O romance 
gótico Drácula, de Bram Stroker, com adaptação do clima vitoriano da época 
às tendências atuais.

Comercialização: Em BH, na loja Tetê Resende e no grupo AMDO e disponibiliza peças para aluguel no My open closet. Preço médio de R$ 4 mil (venda no atacado). Aluguel a partir de R$ 600. Sobre o Ready to Go: "Meu projeto é crescer no Brasil e, nesse sentido, a participação no Minas Trend trouxe visibilidade para a grife".


 


 


Tyyli 

Estilo: Lígia Lapertosa

Formação: Fashion business no Instituto Marangoni (Paris) e atualmente cursa o 5º perído de design de moda na Fumec.

DNA: Com três anos de fundação, a grife aposta em linha casual e esporte (peças de ginástica). Para a primeira, cria para uma mulher sofisticada, que vai direto do trabalho para o happy-hour.

Tema inverno'16: Mistura de ideias, gostos, jeitos, tipos, estilos. As peças nunca trazem um tecido, detalhe ou técnica, sempre há diversidade. Para a coleção, usou camurça e tricô, seda (pura e de poliéster) e malha.

Comercialização: Vendas on-line (via Instagram e Whatts up), além de atendimento domiciliar. Também vendas a atacado, no esquema de pedido. Em BH, a grife está nas lojas Espaço Deluxe (Belvedere) e Miss Lolli (Alameda da Serra). O preço médio no varejo varia de R$ 150 a R$ 600.
Sobre o Ready to Go: "Nunca havia produzido em quantidade e também foi a primeira experiência em adiantar uma coleção. Levei 20 modelos e fiquei muito satisfeita com a repercussão. Contei com a assessoria 
da Terezinha Santos, fechei novos clientes (St. Moritz e 
Viés, de BH) . Valeu muito a pena".


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