Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 21-06-2015 - 12:32 -   Notícia original Link para notícia
Nicho de mercado

Restaurantes e lojas de artigos veganos crescem atendendo clientela que não consome produtos de origem animal


Augusto Pio


Publicação: 21/06/2015 04:00


Para as proprietárias da Las Chicas Comidinhas, Gabrielle e Fernanda, as pessoas estão se interessando mais por esse movimento

O veganismo é um movimento político, social e filosófico a respeito dos direitos animais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais. Criado na Inglaterra, em 1944, por Donald Watson, no Brasil, ele vem sendo reconhecido aos poucos, mas continua crescendo a cada ano. Hoje, estima-se que mais de 4% da população brasileira, cerca de 8 milhões de pessoas, seja vegetariana, sendo muitos desses veganos. Na alimentação proposta pelo movimento, o objetivo é não consumir produtos de origem animal, como carne, peixe, laticínios, ovos, mel e outros ingredientes de origem animal. O movimento defende o direito dos animais e busca uma vida mais sustentável. Em razão da adesão crescente, tornou-se um nicho bastante interessante e rentável, que se prolonga em roupas, produtos de beleza, joias e até artigos de limpeza.

Beth Moura e Olívia Zisman são, respectivamente, proprietária e cozinheira-chefe da Sóbria Mesa - Fábrica Vega, localizada no Bairro Pompeia, Região Leste de Belo Horizonte. Fundada em 2013, a fábrica produz pastéis integrais assados com recheios à base de tofu, legumes e vegetais, hambúrgueres assados, quibes assados, suflês, tortas, pizzas com queijos vegetais, bolos, biscoitos, doces e os queijos vegetais à base de castanhas (macadâmia, caju ou castanha-do-pará). "O bolo crocante de banana com gotas de chocolate é um dos produtos mais procurados.

A empresária conta que antes de se tornar vegana tinha uma alergia crônica e vivia com o nariz entupido. Todas as noites tinha que pingar remédio para conseguir dormir. "Quando me tornei vegana, logo percebi que meu nariz não mais entupia e deixei de lado o remédio. Hoje, tenho uma excelente saúde. Minha opção alimentar e de minha família é mais pela natureza e o bem-estar do planeta. Com isso, a saúde só tem a ganhar, pois não tenho gripe, dor de cabeça ou qualquer doença desde então."

Para Beth, no entanto, o mais difícil é desmitificar preconceitos com relação à alimentação natural e vegana. Ela garante que os produtos da Sóbria Mesa oferecem simultaneamente uma alimentação consciente e saudável, com ingredientes integrais e orgânicos, garantindo a ausência de derivados de animais. "Em 2010, comecei a comercializar alguns produtos veganos, mas ainda sem nome. Em 2013, com a chegada da minha nora Olívia, resolvemos abrir uma pequena fábrica artesanal e meu filho Ian sugeriu o nome Sóbria Mesa", lembra a empresária.

Para montar a Sóbria Mesa, Beth teve que investir em adequação da cozinha, fornos, processadores, liquidificadores e muitos outros equipamentos necessários para dinamizar a produção. "Procuro aumentar as vendas, divulgando em redes sociais, participando de feiras com produtos para degustação e ministrando oficinas."

Para as proprietárias da Las Chicas Comidinhas, Gabrielle e Fernanda Catão, há dois anos no ramo, as pessoas estão se interessando mais por esse movimento. "Sempre que tenho tempo dou uma pesquisada na internet e vejo novas empresas veganas aparecendo no mercado. É muito legal ver que tem tanta gente adepta dessa causa animal e ambiental", diz Gabrielle. Aberta há cinco meses, a Las Chicas oferece sucos variados, hambúrgueres, congelados, antepastos e serviço de bufê vegano.


A empresária Beth Moura diz que Sóbria Mesa oferece alimentação consciente e saudável
Gabrielle lembra por que resolveu entrar para o ramo. "Tranquei a faculdade de gastronomia e fui trabalhar em restaurante, onde aprendi muito. Comecei a montar cardápios em minha mente logo que me tornei vegetariana, com coisas que via nos restaurantes por onde passei que poderiam ser aproveitadas de uma maneira melhor. Trabalhei em um restaurante alemão onde os pratos principais eram feitos todos com carne 100% suína. Como já tinha me tornado vegetariana, decidi entrar no ramo. A Fernanda faz faculdade de gastronomia e teve então a ideia de abrir uma empresa de comida vegana, pois alcançaria um público maior e que, até então, não tinha muitas opções para suas refeições e lanches."

Sem empregados, as duas sócias fazem tudo. "Acredito que esse é um dos nossos diferenciais. Trabalhamos com produtos orgânicos, o que também é um diferencial enorme para o consumidor. Estamos nos especializando em cozinha sem glúten, diabéticos e outras restrições", conta Gabrielle.

MATÉRIA-PRIMA Há quatro anos no ramo, Sílvia Guerra, proprietária do Restaurante Com Gentileza, diz que as vendas vêm crescendo à medida que conquista a confiança e indicação de clientes. "Como somos uma empresa nova, não podemos comparar com nenhuma experiência anterior. É um ótimo ramo, no qual a maior dificuldade é lidar com o preço crescente das matérias-primas e impostos", lamenta. Ela conta que tinha uma confeitaria como um hobby e em pouco tempo começou a receber encomendas e incentivo dos amigos. "Abri uma empresa especializada em bolos. Quando me tornei vegana, a empresa mudou junto comigo e nasceu a Com Gentileza. Aos poucos, novos serviços foram acrescentados e a empresa foi se moldando para ser o que é hoje."
Há quatro anos no ramo, Sílvia Guerra, do Restaurante Com Gentileza, diz que vendas vem crescendo à medida que conquista a confiança de clientes
Aberto há um ano e meio e empregando quatro pessoas, o Com Gentileza oferece almoço, doces e lanches veganos - sem carne, ovo ou leite. "Atendemos pessoas com diversas dietas restritivas. Caso o cliente deseje, podemos ajudá-lo a se adaptar a uma dieta nova, com treinamento individual, grupo, preparo de congelados personalizados ou comida fresca. Trabalhamos, por exemplo, fornecendo lanches e refeições para crianças com alergia a lactose. Também oferecemos outros produtos, como kit festinha (kit lacrado para festas com docinhos e salgadinhos apropriados para veganos e crianças alérgicas a lactose, sem o risco de contaminação cruzada). Fazemos serviço de bufê e temos, uma vez por semana, uma noite de pizzas veganas."

Sílvia ressalta o cuidado com a qualidade dos produtos. "Fazemos a escolha cuidadosa da matéria-prima e temos atendimento personalizado. A proposta de trabalhar com dietas restritivas, seja por questões éticas ou de saúde, é nosso diferencial em relação aos concorrentes", acredita a empresária. 

SERVIÇO
Sóbria Mesa - Fábrica Vegana
(31) 9162-4213 e 9466-8277
www.sobriamesa.com.br

Las Chicas Comidinhas
(31) 3267-3213 e 9856-7350
www.facebook.com/laschicascomidinhas

Com Gentileza
(31) 2515-3223



Palavras Chave Encontradas: Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.