Leitura de notícia
G1 ( Triângulo Mineiro ) - RJ - Brasil - 09-07-2019 - 13:36 -   Notícia original Link para notícia
Uberlândia tem 2ª morte por Influenza em 2019 e Frutal e João Pinheiro registram o 1º óbito; veja situação de outras cidades

Boletim foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda-feira (8). Cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba têm casos confirmados; veja quais.
O município de Uberlândia teve a segunda morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza A (H1N1) registrada em 2019. A informação é do Boletim Epidemiológico da Gripe divulgado nesta segunda-feira (08), pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A primeira morte da cidade no ano foi registrada no boletim de junho, divulgado pelo G1.

Neste boletim, Frutal e João Pinheiro, respectivamente da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba e de Patos de Minas, registraram a primeira morte pela doença no ano. Em Minas Gerais, até o momento, foram notificados 2.106 casos de SRAG, sendo que 404 com amostras já processadas.

Conforme o último balanço, do dia 26 de junho, foi confirmado o primeiro óbito pela enfermidade no município de Prata, que faz parte da SRS de Uberlândia.

A assessoria da SRS de Uberlândia informou que, assim como ocorre com a dengue, não são passados detalhes a respeito dos pacientes. Sobre isso, o G1 também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Em relação ao combate à doença, a superintendência já havia dito que elaborou o Plano Estratégico Regional de Enfrentamento da Influenza. O instrumento foi construído de forma intersetorial, abrangendo a Vigilância Epidemiológica, Assistência e Comunicação Social de maneira a planejar, monitorar, executar e avaliar as ações.

Já a Prefeitura de Uberlândia divulgou, no início de junho, que mais de 93% do público-alvo vacinou contra a gripe. Segundo o Município, foram vacinadas 155.876 mil pessoas que tinham prioridade.

No boletim desta segunda, a SES-MG divulgou que na abrangência da SRS Uberlândia há 11 casos de SRAG por Influenza na própria cidade (duas mortes), um no município de Prata (óbito) e mais dois casos em Araguari. Nesta mesma regional, 54 casos estão sob investigação, sem detalhes das cidades.

Na SRS Uberaba, são dois casos em Fronteira, um em Iturama e outro em Frutal (óbito), além de 11 casos investigados.

Já na SRS de Patos de Minas estão registrados um caso em João Pinheiro, que também resultou em morte, um confirmado em Rio Paranaíba e dois casos em investigação.

Na regional de Ituiutaba, uma morte já foi registrada e dez casos são analisados.

Segundo a SES-MG, do total de casos notificados com amostras já processadas, 164 foram confirmados por SRAG por Influenza e 241 casos para outros vírus respiratórios do total de casos com investigação laboratorial. Há outros cinco casos de Influenza confirmados por vínculos epidemiológicos, somando, portanto, 169 casos da doença.

Dos 169 casos confirmados em Minas, dois casos foram diagnosticados em residentes de outros estados. Estes casos foram contabilizados como confirmados, mas por se tratar de residentes de outros estados eles não foram incluídos na tabela por municípios.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.