Leitura de notícia
Os Novos Inconfidentes - BH (MG) ( Notícias ) - MG - Brasil - 10-10-2019 - 18:34 -   Notícia original Link para notícia
Febre do smartphone não será o fim do comércio de rua, mas vai transformá-lo totalmente


Salta aos olhos a elevada quantidade de lojas e espaços comerciais vazios pelas ruas da capital mineira. As placas de "aluga-se", portas fechadas e letreiros vazios dão uma dimensão do encalhe desses imóveis. A crise econômica a partir de 2015 não provocou tudo isso sozinha. A febre dos smartphones está empurrando os consumidores para as compras online. É uma mudança de paradigma.


"O consumidor está mudando de perfil. Alguns segmentos, como o da alimentação, sofrem com isso. Pois (o aumento da preferência pelo e-commerce) tira do mundo físico e vai para o online. Você acaba preferindo consumir por onde está, sem sair de casa ou do trabalho", explica o gerente de Tecnologia e Inovação da /BH, Marcelo Costa.


As compras pela internet têm ganhado destaque na dinâmica econômica do país. Em 2018, o e-commerce faturou R$ 9,9 bilhões, frente aos R$ 8,7 bilhões registrados em 2017, de acordo com dados da Ebit| Nielsen. A tradição da loja física acaba perdendo espaço em muitos segmentos.


A evolução desse segmento é bem maior que o do comércio tradicional, que vem retomando o crescimento no último ano. A capital mineira, por exemplo, registrou um crescimento nas vendas de 2,5% em 2018; em 2017, o crescimento registrado foi de apenas 0,86%, segundo dados da /BH.


Para o gerente da /BH, não há uma visão apocalíptica que preveja o fim do comércio de rua, mas uma readequação do mercado aos novos perfis de consumidores. A aposta é na integração do comércio digital com o in loco e a personalização do atendimento. Ele cita o exemplo de e-commerce, como de grandes varejistas, que oferecem a possibilidade de retirada na loja física. "É uma estratégia das grandes varejistas que está sendo usada também por pequenos comerciantes. E parte do fluxo online você leva para a loja física e tem a chance de fidelizar o consumidor que tem outra experiência da loja, com o produto", afirma Costa.


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.