Leitura de notícia
Portal Itatiaia - MG ( Notícias ) - MG - Brasil - 10-10-2019 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Desembargadora do TJMG critica excesso de exigências das famílias na hora da adoção de crianças e adolescentes

Às vésperas do Dia das Crianças, a Superintendência da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentou dados sobre a adoção no estado: 4.191 crianças e adolescentes estão em abrigos e 628 estão aptos para adoção. O número de pretendentes para adotar é de 5.493.

De acordo com a superintendente da Coordenadoria, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, o número de pessoas que querem adotar é bem maior do que o de crianças disponíveis por causa da grande exigência dos pretendentes.

"O que eles idealizam não é a realidade dos nossos abrigos. Geralmente, se idealizam crianças novas, de 0 a 2 anos, sendo que as crianças que estão nos nossos abrigos não têm essa idade. 'Eu estou na fila da adoção, estou esperando uma adoção há 6 anos.' Mas por que? Não é o processo em si na Justiça que demora, é quando essa que você idealiza estará apta para adoção. A gente precisa ampliar o perfil da que nós desejamos adotar de acordo com a realidade das que estão no abrigo."

A desembargadora também explicou o porquê de somente 628 crianças das 4.191 que estão abrigadas estarem disponíveis para adoção. "O abrigamento é cautelar, temporário, tem um prazo estabelecido por lei que é de 18 meses. A Justiça tem que, em regra, observar rigorosamente esse prazo, que eu acho suficiente para definir a situação jurídica dessa , se ela retorna para a família natural ou se ela vai para uma família substituta."

As informações foram dadas durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira na de Belo Horizonte (/BH).


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.