Leitura de notícia
Digestivo Cultural ( Notícias ) - MG - Brasil - 26-09-2019 - 10:27 -   Notícia original Link para notícia
Programa da CDL/BH que promove conexões entre empresários do varejo e startups chega a sua 4ª edição

Para promover o desenvolvimento do varejo da capital, a de Belo Horizonte (/BH) e o Sebrae-MG promovem a 4ª edição do "Varejo Inteligente Conecta". O lançamento do programa, que tem como objetivo solucionar os principais desafios do varejo por meio da inovação, será realizado na próxima segunda-feira, dia 30, às 19h, no Espaço Varejo Inteligente (Av. João Pinheiro, 495 - Boa Viagem). Durante o evento, será apresentado o formato e as novidades da 4ª Edição do "Varejo Inteligente Conecta". Na programação, também será realizada a palestra "Inovação na Prática: o primeiro passo para a transformação do varejo tradicional", com Maristela Meireles e Camila Garcia do Vale, que irão mostrar aos participantes um pouco do que será visto durante todo o programa. O evento é aberto ao público e os interessados podem se inscrever no link https://bit.ly/2kP9W3M.

Nesta edição, o programa "Varejo Inteligente Conecta" vai capacitar empresários do varejo para a identificação e a priorização de problemas em suas empresas, o desenvolvimento de soluções, bem como apresentar potenciais canais para que esses desafios sejam tratados. Além disso, o programa atuará na aproximação das micros e pequenas empresas do setor varejista tradicional com o ambiente de inovação.

O presidente da /BH, , explica que um dos objetivos do programa é fomentar o desenvolvimento dos micro e pequenos empresários pelo contato com a inovação. "O "Varejo Inteligente Conecta" é uma oportunidade para o varejista ter acesso a novas tecnologias e a metodologias inovadoras que o ajudarão a evoluir seu negócio, se diferenciar no seu mercado de atuação e ganhar competitividade", afirma. "Durante o programa os empresários poderão se conectar com o ecossistema de inovação e empreendedorismo, e encontrar caminhos para inovar em seus negócios" acrescenta. O presidente da /BH destaca também a importância do programa para as startups. "Os empreendedores serão capacitados para conseguirem atender as demandas do comércio a se conectarem de forma efetiva com o mercado varejista, e assim gerarem bons negócios", conclui.

O programa - Nesta edição o programa selecionará 20 micro e pequenas empresas e cinco startups, com o objetivo de promover a conexão entre os dois públicos. As empresas varejistas serão qualificadas, por meio de palestras, capacitações e consultorias individuais, e terão acesso a metodologias que irão promover o seu desenvolvimento para atividades de inovação. Já as startups serão capacitadas para entenderem de forma mais aprofundada a realidade enfrentada pelas micro e pequenas empresas e preparadas para que possam apresentar soluções assertivas para o mercado de comércio, varejo e serviços.

As inscrições para os empresários interessados em participar do "Varejo Inteligente Conecta" já estão abertas e devem ser feitas pelo site https://varejointeligente.cdlbh.com.br/o-programa/. O prazo para se inscrever se encerra no dia 02 de outubro.

Números Varejo Inteligente - Durante as duas primeiras edições do "Varejo Inteligente", criado em 2016, o foco principal do programa era o desenvolvimento de startups que tinham soluções voltadas para os setores de comércio e serviços. Na terceira edição, o programa também implantou a etapa "Inova Varejo", uma iniciativa voltada para o desenvolvimento dos varejistas que desejavam levar a inovação para dentro dos seus negócios.

No ano passado, 57 startups se inscreveram para participar do programa e 20 foram selecionadas para a fase de pré-aceleração, que as preparou para atuarem junto ao comércio varejista. Durante dez semanas de trabalho, as 20 startups tiveram seus modelos de negócios desenvolvidos. Foram mais de 400 horas de reuniões individuais, cinco reuniões coletivas, quatro meetups (encontros de negócios com empresários), reuniões com especialistas e intercâmbio com o ecossistema. Já na fase Inova Varejo, que proporcionou a interação entre startups e empresários do varejo, foram realizados 22 eventos de capacitação com a participação de 26 especialistas convidados. Além das startups, mais de 300 varejistas foram capacitados e 95 conexões foram geradas.

Em 2017, 65 startups se inscreveram para participar do programa e 20 foram selecionadas para a fase de pré-aceleração, que as preparou para atuarem junto ao comércio varejista. Durante três meses, as 20 startups tiveram seus modelos de negócios desenvolvidos. Foram dez semanas de trabalho, com 400 horas de reuniões individuais, 20 horas de reuniões coletivas, quatro meetups (encontros de negócios com empresários), quatro sessões de feedbacks. As startups fizeram contato com 620 empresários, que geraram 56 conexões. Além disso, elas receberam mentorias, treinamentos e participaram de momentos de troca de experiência com os demais participantes, especialistas do varejo e empreendedores.

Na edição de 2016, o programa contou com 91 startups inscritas em seis áreas de atuação diferentes, sendo que 40 foram selecionadas. Das startups selecionadas, 19 entraram com propostas e ideias, e 14 concluíram testando sua respectiva solução com potenciais clientes. Foram 560 horas de reuniões individuais, gerando 900 interações com empresários do varejo.

Lançamento do programa "Varejo Inteligente 2019"

Palestra "Inovação na Prática: o primeiro passo para a transformação do varejo tradicional"

 

Data: 30 de setembro

Horário: 19h

Local: Espaço Varejo Inteligente

Endereço: Av. João Pinheiro, 495 - Boa Viagem, Belo Horizonte

Inscrições: https://bit.ly/2kP9W3M

 


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.