Leitura de notícia
Portal O Tempo Contagem ( Últimas Notícias ) - MG - Brasil - 17-09-2019 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Plataformas digitais orientam lojistas a abrir e manter negócio

App usa 'uberização' na pesquisa de preços e pode gerar até R$ 650 por semana para usuários
Coworking. Para fomentar soluções, Espaço Varejo Inteligente, na , oferece locação de estações de trabalho e salas de reunião | Foto: Alexandre Mota

Adwiser. A startup de Mateus cruza dados para ajudar o empreendedor a escolher o melhor ponto | Foto: Alexandre Mota

Imagine uma empresa especializada em pesquisas, sem nenhum pesquisador. Ou um especialista em cruzar dados sobre concorrência, renda e violência para diagnosticar se o ponto onde o lojista pretende abrir o negócio vale a pena. Duas startups mineiras não só imaginaram, como transformaram as ideias em realidade. E as oportunidades vieram a partir de experiências no programa de aceleração Varejo Inteligente, criado pela (-BH) para fomentar a inovação no comércio.

"O programa faz jus ao nome, pois faz a gente desenvolver soluções úteis de verdade para resolver os problemas dos lojistas", conta Mateus Hilbert Ribeiro, vencedor da edição do ano passado, quando surgiu a Adwiser. "Nascemos com o foco nos anúncios digitais, para gerenciar e planejar campanhas. Até que começamos a perceber que os problemas se misturavam com a questão da concorrência. Então, com a base de dados que nós já tínhamos, resolvemos oferecer como produto a análise de informações para direcionar o lojista a tomar a melhor decisão sobre o local onde ele vai abrir ou expandir o seu negócio", explica.

Entre os dados analisados estão a população, a faixa de renda, o volume de concorrentes e a média de faturamento deles. "Também pretendemos incluir a avaliação sobre os índices de violência e sobre a disponibilidade de estacionamento, pois percebemos que estes estão entre os problemas mais apontados pelos lojistas", diz.

Preços

O negócio de Maycon Andrade nasceu das constantes reclamações de lojistas sobre a dificuldade de comparar os preços da concorrência de maneira confiável. Da dor do varejo, ele criou a PriceSurvey - uma plataforma que pesquisa os preços. Começou em 2016, oferecendo a ferramenta para que funcionários dos próprios comércios a alimentassem com os dados. Em 2017, venceu o Varejo Inteligente e, depois, ganhou várias outras seleções. Decidiu evoluir o produto e, no fim de 2018, lançou a novidade. "Usar os próprios funcionários não era eficiente. Então, nasceu a ideia de 'uberizar' o processo de pesquisa", conta.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode baixar o app PriceSurvey e se tornar um pesquisador, com o suporte do geoprocessamento. Basta ter um smartphone com internet. O primeiro passo é fazer o cadastro. Depois, o usuário recebe uma lista de comércios próximos e escolhe onde quer pesquisar. Ao chegar, terá acesso a uma lista de produtos e vai preencher no próprio aplicativo informando o preço, a posição na gôndola e enviar uma foto. "Ele recebe por pesquisa, direto na conta-corrente", explica Andrade. Segundo ele, trabalhando seis horas por dia, é possível ganhar R$ 650 por semana.

A ferramenta tem virado a principal fonte de renda para muita gente. "Procurei emprego por mais de dois meses e não conseguia nada. Comecei fazendo algumas pesquisas, e hoje essa é a minha renda principal. A flexibilidade de horários para mim, que tenho um filho de 3 anos, é muito importante", relata a "pricer" Tatiane Ferraz, 28.

"Uma das metas era fazer a distribuição de renda através do trabalho, oferecendo oportunidade para todos. E ninguém precisa ser especialista, pois quem faz o trabalho é o algoritmo", diz Andrade.

lança espaço de coworking

A (-BH) abriu um coworking para facilitar a vida de empreendedores que não precisam de sede física, mas de estações de trabalho: Espaço Varejo Inteligente. "Alugar ou comprar uma sala é naturalmente mais caro, fora o custo com IPTU, internet, água e luz. No coworking, não preciso me preocupar. Sem falar que dividir o espaço com outros faz você observar coisas no seu negócio que você não perceberia normalmente, e ainda gera parcerias", conta Mateus Hilbert Ribeiro, da startup Adwiser. Ele, que já gastou R$ 1.600 só com o aluguel, hoje despende menos de R$ 1.000 com a locação de duas posições de trabalho, que ainda dá direito a sala de reunião e Wi-Fi.

"A intenção é fomentar o ecossistema da inovação para estimular bons negócios e desenvolver soluções, principalmente os pequenos e médios comerciantes", diz o presidente da , .

Adesão

Potencial. Em menos de um ano, a PriceSurvey passou de dois para mais de mil colaboradores, em 223 cidades do Brasil. Também está no Chile e na Argentina.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.