Leitura de notícia
G1 ( Blogs ) - RJ - Brasil - 11-09-2019 - 09:39 -   Notícia original Link para notícia
Resultado das vendas do varejo em julho sinalizam reação do setor

Os dados sobre as vendas a varejo divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sinalizam uma reação importante do setor. Já é o terceiro mês seguido de alta, em escala ascendente. Houve crescimento de 0,1% em maio, de 0,5% em junho e de 1% em julho. Precisamos aguardar os dados de agosto para verificar se a tendência se confirma.

Mas se levarmos em conta que a partir de setembro o comércio já deverá começar a sentir os efeitos da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a expectativa é de que as vendas sejam melhores durante este segundo semestre.

Outro dado que chama atenção: a alta foi generalizada. Dos oito setores pesquisados, sete apresentaram crescimento das vendas em julho, incluindo aqueles de maior valor, que dependem do crediário, como móveis e eletrodomésticos.

Aliás, olhando para o lado crédito, os sinais também são de melhora. A concessão de novos empréstimos pelos bancos e financeiras vem aumentando mês a mês. Em julho, de acordo com dados do Banco Central, o crédito livre, aquele concedido sem qualquer vinculação, aumentou 12,1%, enquanto que o crédito total, que inclui os empréstimos direcionados, como é caso de habitação e agricultura, subiu 5,1%. Ou seja, tem mais dinheiro irrigando a economia.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.