Leitura de notícia
O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 04-09-2019 - 09:31 -   Notícia original Link para notícia
País terá dez dias de descontos

A dois meses da Black Friday, governo federal lança campanha para aquecer vendas; lojistas descontos de até 80%, mas promoção é pouco conhecida


Em clima de saldão, algumas grandes redes de varejo vão abrir as portas às 6h na próxima sexta-feira (6)Foto: Douglas MagnoMais de 4.600 empresas e entidades vão participar da Semana do Brasil, iniciativa do governo federal que propõe dez dias de descontos e promoções no comércio e no setor de serviços do país. A campanha começa na próxima sexta-feira, dia 6, quando algumas lojas vão funcionar em horário diferenciado, e vai até 15 de setembro, de forma a incluir o Dia da Independência. Além de incrementar as vendas e aquecer a economia, o projeto de uma "Black Friday brasileira" visa incentivar, segundo o governo, o patriotismo. Segundo o presidente da (/BH), , a expectativa é de acréscimo de 25% nas vendas na capital no mês de setembro, de R$ 1,2 bilhão para R$ 1,5 bilhão. "Com a retomada ainda lenta da economia, essa é uma grande oportunidade para o comerciante fazer uma promoção bem-feita para atrair o consumidor e fidelizá-lo", afirma Silva, ressaltando que as pessoas devem fazer pesquisas de preço para avaliar se há, de fato, descontos.  Gigantes do varejo anteciparam a campanha e já anunciam saldões na internet. A Casas Bahia promete descontos de até 80% nas vendas online para todas as categorias de produtos e de até 70% nas lojas físicas. O Pontofrio também anuncia itens até 70% mais baratos. As ofertas são válidas até o próximo domingo. Na sexta-feira, as lojas de rua das marcas vão abrir as portas às 6h. Na Ricardo Eletro, com a mesma margem de desconto nos preços, a expectativa de crescimento é de 35%. As Óticas Diniz garantem descontos de até 70% em óculos de grau e de sol durante toda a Semana do Brasil, nas lojas físicas. "Nossa expectativa é entrar em setembro mantendo as vendas aquecidas após o Dia dos Pais e aproveitar para renovar o estoque para a chegada da coleção de primavera/verão", diz a gerente de marketing Luciane Gomes. Os malls da capital também vão aderir à iniciativa. No Shopping Del Rey, 39 lojas estão inscritas até o momento. No BH Shopping, no DiamondMall e no Pátio Savassi, a expectativa é positiva.Otimismo.O economista-chefe da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Guilherme Almeida, destaca o apelo comercial como positivo para setembro, que geralmente é "morno" e de desempenho fraco em vendas. Mas ressalta que, por ser uma novidade, a data não é do conhecimento de todos. "A popularidade ainda é curta, mas pode gerar um ânimo na economia", pontua.  A diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos e Mercado de Consumo (Ibevar), Patricia Cotti, lembra que a Black Friday, que chegou ao país em 2010, só engrenou efetivamente a partir de 2014. "A gente espera uma movimentação do comércio, mas a data ainda não está na agenda de compra do consumidor. Sempre tem um período de maturação", explica. Ela ressalta, ainda, que, apesar de muitas empresas estarem aderindo à campanha, não tem havido grande divulgação para o consumidor. "A demanda tem que ser criada, um tipo de evento desse depende da expectativa do consumidor", diz. Bancos oferecem renegociação de dívidas Os bancos também prometem condições especiais durante a Semana do Brasil. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 17 instituições financeiras se mobilizaram: ABC, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco do Estado de Sergipe, Banrisul, Bradesco, BTG, Caixa Econômica Federal, Daycoval, Itaú, Grupo Pan, Mercantil do Brasil, Votorantim, Safra, Santander e Semear.
Entre as iniciativas propostas estão benefícios em crédito, renegociação de dívidas em condições vantajosas e ofertas em produtos como plano de saúde, capitalização, seguros e consórcios de automóvel.
O Itaú Unibanco informou que vê a Semana do Brasil como uma oportunidade para promover a interação com os clientes, a partir de dois projetos do banco nas áreas de cultura e mobilidade urbana: Itaú Cinemas e o sistema de bikes. Segundo a instituição, de 6 a 15 de setembro, o plano diário das bicicletas será gratuito para novos usuários, e, nos cinemas, os clientes terão 50% de desconto em todos os combos da bomboniere. Já o banco Pan promete descontos de até 91% em renegociações de dívidas, além de ofertas como isenção de anuidade pelo período de um ano em cartões Platinum e Gold, redução dos juros em financiamento de motos scooter e redução da taxa máxima na oferta de empréstimo consignado.  Saiba mais Adesão. A Semana do Brasil teve adesão de 4.680 empresas e entidades. Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, os empresários "abraçaram a ideia": "O Brasil está avançando", disse. A identidade visual da ação tem as cores verde, amarela e azul. FGTS. O fim da campanha vai contemplar o início da liberação do Saque Imediato do FGTS - a partir de 13 de setembro, nascidos entre janeiro e abril com conta- poupança na Caixa vão poder sacar até R$ 500. "Se fosse junto (com o início da campanha), a propensão de gastos seria maior, mas, quando consumidor tiver esse dinheiro em mãos, a tendência é que nem pense tanto em promoção", diz a diretora executiva do Ibevar, Patricia Cotti.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.