Leitura de notícia
G1 ( Centro-Oeste MG ) - RJ - Brasil - 01-09-2019 - 19:29 -   Notícia original Link para notícia
Novo Mapa do Turismo Brasileiro conta com 25 municípios do Centro-Oeste de Minas

Cada cidade deve trabalhar a Política de Regionalização do Turismo com suas potencialidades mediante o que tem a oferecer quanto a recursos naturais.
Divinópolis, Formiga, Abaeté e outros 22 municípios do Centro-Oeste de Minas fazem parte do novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo nesta semana. Ao todo, sete regiões turísticas do Centro-Oeste foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma.

Desde janeiro deste ano, o governo federal trabalha para potencializar o turismo do Brasil com foco na efetiva geração de empregos e renda para a população e, assim, construir um novo Mapa do Turismo formado por todos os municípios que cumpriram os requisitos para compor o documento e assim ela possa receber incentivo financeiro da União.

Neste ano, as cidades contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

O Mapa destaca os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor. As cidades do Centro-Oeste que integram a lista estão presentes nas regiões:

Circuito Grutas de Minas da qual fazem parte Arcos, Formiga, Estrela do Indaiá, Martinho Campos, Pains e Pimenta;

Lago de Três Marias que conta com Abaeté e Serra da Saudade;

Campo das Vertentes que integra Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cláudio e Divinópolis;

Veredas do Paraopeba que conta com Itaúna e Mário Campos;

Vale Verde e Quedas d'água que integra Oliveira e Passa tempo; Guimarães Rosa da qual faz parte o município de Pompéu;

Nascentes das Gerais e Canastra que integra o município de São Roque de Minas.

Cada município vai trabalhar a Política de Regionalização do Turismo com suas potencialidades mediante o que tem a oferecer quanto a recursos naturais. O objetivo é descentralizar a política estadual de turismo de forma a integrar cidades de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas para desenvolver e consolidar a atividade turística.

"A partir de agora os municípios passam a discutir entre si ações de marketing e projetos, além da realização de eventos que valorizem os atrativos regionais, culturais, paisagísticos, gastronômicos e religiosos, sendo o primeiro deles, o concurso de fotografias, dividido em duas etapas (municipais e final) a ser realizado ainda este ano", disse ao G1, a coordenadora geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, Ana Carla Moura.

As medidas para integrar os municípios ao Mapa do Turismo Brasileiro foram tomadas com base na estimativa de abertura de mercado, visando o aumento da competitividade do setor, estruturação e qualificação da oferta turística, promoção dos destinos, aquisição de parceria público-privado, bem como estímulo a novos negócios.

"Esta ação marca o momento em que, pela primeira vez, o Turismo tem sido destaque na agenda econômica do governo federal. Nesse sentido, o Ministério do Turismo acredita que o tempo do desenvolvimento chegou para o setor e por isso estamos visitando as regiões a fim de estimular os municípios a investirem fortemente em seus potenciais turísticos", completou Ana Carla Moura.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.