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Portal O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 09-08-2019 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Lojas apostam em promoções para o Dia dos Pais

Para atrair clientes em tempos de crise, lojistas prometem descontos de até 80%
Tatiana Lagôa

Praticamente na véspera do Dia dos Pais, os lojistas se agarram às promoções e prometem descontos de até 80%. A estratégia faz sentido, pois, segundo pesquisa da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), 88% dos consumidores belo-horizontinos afirmam que só vão entrar em lojas que tiverem liquidações. A tática tem gerado bons resultados, com crescimento de até 20% nas vendas.

"O Dia dos Pais é a segunda data preferida dos lojistas neste semestre. Como coincide com as liquidações de inverno e os comerciantes sabem que a maior parte dos consumidores quer gastar pouco, os preços ficam bem atrativos", afirma a estatística da Fecomércio-MG, Letícia Marrara.

Levantamento feito pela entidade mostra que 75,5% dos filhos dispostos a comprar um presente vão gastar menos ou o mesmo valor do que em 2018. Aqueles que estão limitando as despesas justificaram com crise, redução da renda e desemprego.

Sabendo dessas dificuldades, o proprietário da sapataria Ideale, Marcelo Rolim, criou alternativas. "Temos kits com sapato, cinto e meia, sendo que a meia sai de graça", conta. A estratégia já rende resultados: "Estamos com o movimento melhor a cada dia. E esperamos faturar 15% a mais do que no Dia dos Pais do ano passado", afirma Rolim.

A La Ville espera um crescimento de 20% e colocou à disposição 500 itens com descontos de até 40%. "Muitas pessoas que querem dar um presente diferenciado para o pai têm apostado nos nossos produtos gourmet e comprado taças e xícaras diferentes", afirma a sócia-proprietária Luiza Mendonça.

Até o momento, as seis unidades da rede 100% Marca Própria já registram crescimento de 7% nas vendas comparado com o mesmo período de 2018. A expectativa é que, até o domingo, cheguem a 10%. "As vendas para o Dia dos Pais acontecem mais na véspera", afirma o proprietário da empresa, Pedro Vianna Mattos. Para ele, a alta tem sido puxada pela promoção, com 145 itens vendidos de R$ 1 a R$ 35. "As pessoas entram atraídas pela promoção e acabam comprando outras coisas também", explica.

Shoppings oferecem de cerveja a jantar especial

Os shoppings de Belo Horizonte serão a opção de compra do presente dos pais para 41,9% dos consumidores, segundo pesquisa da Fecomércio. Na disputa pelos clientes, as campanhas promocionais vão de tíquetes de descontos a jantar com chefs premiados.

No Shopping Del Rey, o cliente tem a opção de retirar cupons no site e pagar de 5% a 30% menos nos produtos em lojas parceiras. Além disso, a cada R$ 300 em compras, o cliente ganha uma cerveja Backer.

Cerveja é também a aposta do BH Shopping e do Shopping Cidade. No primeiro, a cada R$ 450 em compras, o cliente ganha um growler - recipiente próprio para armazenar cervejas servidas na pressão -, além de concorrer a visitas à fábrica da Backer.

No Cidade, em compras acima de R$ 280, o consumidor receberá um copo que pode ser personalizado e uma lata de Amstel Puro Malte. Haverá ainda o sorteio de um cartão pré-pago com R$ 10 mil reais e de centenas de Amstel.

No Diamond, com R$ 400 em compras o cliente ganha um kit com uma caneca e um pacote de café especial Kapeh. No Pátio Savassi, a cada R$ 450 em compras, os brindes serão uma tábua de queijos, duas espátulas e um doce de leite.

No Minas Shopping, em compras acima de R$ 250, o cliente concorre a 20 kits para churrasco. Os premiados também participarão de um jantar exclusivo feito pelo chef Ivo Faria, com acompanhante.

Projeções

A expectativa da -BH é de um crescimento de pelo menos 1,3% nas vendas do Dia dos Pais deste ano frente a 2018. "Até o momento estamos percebendo uma alta mesmo nas vendas tanto nas lojas de rua quanto nos shoppings", afirma o presidente da -BH, .

Pesquisa da -BH mostra que 57,9% dos lojistas acreditam em aumento no faturamento no Dia dos Pais. Para 30,2% deles, as vendas serão iguais às de 2018. Já 11,9% acham que vão vender menos.


Palavras Chave Encontradas: CDL, Marcelo Souza e Silva
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