Nada menos que 92% das empresas do setor de comércio estão em busca de profissionais digitais, em seguida vem a indústria, com 91% e o setor de serviços, com 85%. Infraestrutura é a área mais avançada digitalmente dentro das empresas, com 57% dos respondentes considerando que ela apresenta um bom nível de digitalização. A área de programação vem em seguida, com 51%, e marketing com 50%. Recursos Humanos vem em quarto lugar, com 40%. As piores áreas são Análise de Dados, com 30% e Inteligência Artificial, com 19%. Esses são alguns dos resultados da Pesquisa Paradigma Digital, da Talenses e da Digital House.
Maioria das empresas...
Como era esperado, a maior demanda de profissionais digitais dentro das empresas é apresentada pela área de Tecnologia da Informação. De acordo com a pesquisa divulgada ontem, as organizações apontam que o profissional digital deve ser inovador, voltado ao aprendizado contínuo e ter facilidade de adaptação. Mesmo com uma alta busca por profissionais digitais em todos os setores, a pesquisa revelou que grande parte das empresas não oferece treinamento interno e nem bolsas de estudo para o desenvolvimento dos profissionais.
...no Brasil não oferece treinamento
No setor de comércio, 50% das empresas disseram oferecer treinamento para o desenvolvimento do profissional digital. Na indústria apenas 29% das empresas oferece treinamento digital e 39% no setor de serviços. Entre as companhias que investem em bolsas de estudo para desenvolver o profissional com perfil digital, o comércio permanece em primeiro lugar, com 33%, seguido de serviços, com 30%, e indústria com 26%. A Talenses é uma consultoria de recrutamento executivo e a Digital House é um hub de educação para profissionais para o mercado digital.
88% demandam profissionais
"A transformação digital é um caminho sem volta. As empresas de diferentes segmentos precisam passar por essa adaptação caso queiram continuar existindo de forma saudável, produtiva e moderna. No entanto, apesar de muitas empresas estarem atentas a esse movimento - 88% das companhias entrevistadas afirmaram demandar profissionais digitais -, a capacitação oferecida pelas próprias companhias está aquém do necessário", afirma Luiz Valente, CEO do Talenses Group. Na indústria, por exemplo, apenas 29% das empresas oferecem treinamento digital.
Tema para agenda de CEOs
Portanto, este tema precisa ser cada vez mais inserido na agenda dos CEOs das empresas, já que a sensibilização da alta liderança é de suma importância para que as empresas invistam em capacitação digital, argumenta Valente. Já Edney Souza, diretor acadêmico da Digital House, ressalta que o mercado está amadurecendo, já que os especialistas em experiência do usuário (UX) e em experiência do consumidor (CX) estão entre os profissionais mais procurados. "Não tem como evoluir sem o capital humano", avalia o diretor acadêmico da Digital House.
PLANO DE VOO
Nenhuma palavra chave encontrada.