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Edição do Brasil Online - MG ( Notícias ) - MG - Brasil - 26-07-2019 - 16:17 -   Notícia original Link para notícia
Dia dos Pais deve movimentar R$ 1,82 bilhão em Belo Horizonte

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Com a perspectiva da aprovação da reforma da Previdência e das políticas econômicas, os empresários de Belo Horizonte estão otimistas com as vendas do Dia dos Pais deste ano. Segundo pesquisa realizada pela de Belo Horizonte (/BH), com 396 lojistas no período de 24 de junho a 10 de julho, a maior parte dos entrevistados (57,9%) acredita que as vendas irão aumentar. Esse número é 13,8 pontos percentuais maior do que o do ano passado (44,1%). Já 30,2% esperam que as vendas sejam iguais às de 2018 e 11,9% consideram que o resultado deve ser pior.

Ademais, para agosto, estima-se que o comércio da capital apresente um crescimento de 1,33% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com isso, deve ser injetado R$ 1,82 bilhão na economia da cidade, sendo que em meses sem datas comemorativas, o segmento arrecada R$ 1,2 bilhão.

O presidente da /BH, , explica que esse resultado reflete ações macro e microeconômicas. "Quando realizamos a pesquisa, pegamos o anúncio da liberação do FGTS de contas ativas. Além disso, Belo Horizonte está se comportando melhor economicamente do que outras capitais do Brasil. Há queda do desemprego, mas ainda espera-se a aprovação das reformas federais".

Entre os fatores que podem contribuir para aumentar as vendas no Dia dos Pais estão liquidação/oferta de itens (45,4%); divulgação dos produtos (13,5%); aumento do emprego (10,2%); atendimento qualificado (6,7%) e flexibilidade na forma de pagamento (6,5%).

Todavia, as opções citadas na pesquisa que podem prejudicar as vendas, segundo os lojistas, são desemprego (29%); falta de agilidade e cordialidade no atendimento (23,7%); crise econômica (10,2%); falta de dinheiro (6,8%) e aumento do preço dos produtos (6,3%).

Presente

A pesquisa aponta que a maior parte dos empresários (75,8%) acredita que os consumidores devem adquirir apenas um item e os produtos que terão a maior saída devem ser roupas (28%), calçados (15,9%) e perfumes e hidratantes (13,6%).

Já em relação ao ticket médio das compras, para este ano, espera-se um valor menor do que o do ano passado, R$ 106,79, redução de 12,2% se comparado com 2018, quando a quantia era de R$ 121,63. O presidente da /BH diz que a grande variedade de produtos e os preços facilitam no momento da compra. "Esse resultado indica que os lojistas estão percebendo que os clientes continuam receosos em efetuar grandes compras e contrair dívidas, limitando-se a um presente. Outra questão, que também pesa nessa conta, é o fato dos servidores públicos estaduais ainda estarem recebendo parcelado, pois, em BH, há uma grande quantidade de pessoas nessa categoria".

Apesar do tíquete médio ultrapassar os R$ 100, a maior parte dos empresários (38,4%) espera que os consumidores adquiram itens de no máximo R$ 50. Outros 29% acreditam que o valor será de R$ 50,01 a R$ 100. A pesquisa mostra também que o valor a ser desembolsado pode variar conforme o tipo de presente escolhido. Ou seja, quem for presentear com acessórios (carteiras, cintos, relógios e óculos) vai desembolsar o maior valor (R$ 162), já o custo com material esportivo deve girar em torno de R$ 151,67 e dos calçados em R$ 128,57. Em seguida aparecem: vestuário (R$ 107,73); perfumes/hidratantes (R$ 89,81); produtos personalizados (R$ 56,25) e itens de decoração (R$ 52,21).

Sobre a forma de pagamento, a maioria dos empresários (59,3%) confia que será à vista, sendo realizadas no cartão de crédito (27,5%); débito (26,5%); dinheiro (4,5%) e no cartão da própria loja (0,8%). As demais formas citadas foram parcelado no cartão de crédito (38,4%); no carnê/crediário (1,8%) e no cartão da própria loja (1%). "Assim como em outras datas comemorativas, o que se tem visto é que as pessoas estão buscando presentear, mas sem comprometer o orçamento e nem se endividar", finaliza o presidente da /BH.

Loraynne Araujo

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Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
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