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Digestivo Cultural ( Notícias ) - MG - Brasil - 22-07-2019 - 09:09 -   Notícia original Link para notícia
Mais da metade dos empresários da capital espera vender mais no Dia dos Pais

22/07/2019


Os empresários de Belo Horizonte estão otimistas com as vendas do Dia dos Pais deste ano. Segundo pesquisa realizada pela de Belo Horizonte (/BH) com 396 lojistas no período de 24 de junho a 10 de julho, a maior parte dos empresários entrevistados (57,9%) acredita que as vendas irão aumentar no Dia dos Pais. No ano passado este percentual era 13,8 pontos percentuais menor (44,1%). A expectativa positiva em relação a data é reflexo da leve melhora que o cenário econômico apresentou em relação ao mesmo período do ano passado e da retomada da confiança dos empresários. "Sabemos que a economia ainda não apresentou o ritmo de crescimento esperado para este ano, mas estamos em uma situação mais favorável em relação ao mesmo período de 2018, quando a confiança dos empresários sofreu uma queda considerável devido a greve dos caminhoneiros e a incerteza eleitoral", explica o presidente da /BH, . "A perspectiva da aprovação da reforma da Previdência e as políticas econômicas de curto prazo que estão sendo tomadas pelo governo federal, e a queda da taxa de desemprego na capital devem aquecer a economia no segundo semestre e contribuíram para o otimismo dos varejistas", justifica Souza e Silva. Já 30,2% dos entrevistados esperam que as vendas sejam iguais as de 2018 e 11,9% consideram que o resultado deve ser pior.


A estimativa da /BH é que em função das vendas, o comércio da capital apresente em agosto um crescimento de 1,33% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com isso um montante de    R$ 1,82 bilhão deve ser injetado na economia da cidade. "O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa do segundo semestre e deve ajudar a movimentar o varejo da capital em agosto. Todas as datas comemorativas são excelentes oportunidades para os empresários prepararem as lojas e oferecerem a melhor experiência de compra para seus clientes, fomentando as vendas", comenta Souza e Silva.


Em relação ao estoque, 39,7% dos empresários entrevistados devem aumentar o volume em relação ao ano passado. Já 49,6% responderam que deverão manter a mesma quantidade e 10,7% devem reduzir o estoque. Os lojistas que mais investiram em mercadorias para as vendas do Dia dos Pais estão, respectivamente, nas regionais Norte, Barreiro e Pampulha.


Roupas, calçados, e itens de perfumaria serão os presentes mais procurados para os pais


De acordo com os entrevistados, os produtos que terão a maior saída neste Dia dos Pais devem ser as roupas (28%), os calçados (15,9%) e os perfumes e hidratantes (13,6%). "A escolha por estes presentes se justifica pela grande variedade de produtos e preços, o que facilita no momento da compra", explica o presidente da /BH. Também estão entre os principais produtos citados*: itens de decoração (8,6%); acessórios (6,6%); produtos personalizados (5,1%); material esportivo (3,8%) e vinhos (3,5%). *Resposta múltipla


Em relação a quantidade de presentes, a maior parte dos empresários (75,8%) acredita que os consumidores devem adquirir apenas um item. "Este resultado indica que os lojistas estão percebendo que os seus clientes continuam receosos em efetuar grandes compras e contrair dívidas, limitando as compras a apenas um presente", afirma Souza e Silva.


Tíquete médio esperado apresenta redução de 12,2% em relação a 2018


Os empresários acreditam que os consumidores irão investir um valor menor este ano no presente do Dia dos Pais. A expectativa é que o tíquete médio das compras dos belo-horizontinos seja de    R$ 106,79. Em 2018 o valor esperado era de R$ 121,63, o que representa uma redução de 12,2%. "Assim como em outras datas comemorativas, o que se tem visto é que as pessoas estão buscando presentear, mas sem comprometer o seu orçamento, por isso o valor menor", explica o presidente da /BH.


Apesar do tíquete médio ultrapassar os R$ 100, a maior parte dos entrevistados (38,4%) espera que os consumidores adquiram itens de até R$ 50.  Outros 29% acreditam que o valor será de       R$ 50,01 a R$ 100. A pesquisa também mostra que o valor a ser desembolsado pelo consumidor pode variar conforme o tipo de presente escolhido. Segundo os empresários, quem for presentear com  acessórios (carteiras, cintos, relógios e óculos) vai desembolsar o maior valor (R$ 162). O custo com material esportivo deve girar em torno de R$ 151,67 e dos calçados em R$ 128,57. Em seguida aparecem: vestuário (R$ 107,73); perfumes/hidratantes (R$ 89,81); produtos personalizados (R$ 56,25) e itens de decoração (R$ 52,21).


Cinco em cada dez empresários esperam que as compras dos presentes do Dia dos Pais sejam pagas à vista


Para a maioria dos empresários (59,3%), a forma de pagamento mais utilizada para as compras do Dia dos Pais será à vista, sendo realizada da seguinte forma: à vista no cartão de crédito (27,5%); cartão de débito (26,5%); dinheiro (4,5%) e à vista no cartão da própria loja (0,8%). As demais formas de pagamento citadas pelos empresários foram: parcelado no cartão de crédito (38,4%); parcelado no carnê/crediário (1,8%) e parcelado no cartão da própria loja (1%).


Divulgação dos produtos pelas redes sociais será a principal estratégia para alavancar as vendas


Na opinião de 76,5% dos comerciantes, a divulgação dos produtos será a estratégia mais utilizada para alavancar as vendas no Dia dos Pais. E o principal meio utilizado para isso será o Intagram. Para 62,9% dos lojistas, essa rede social tem sido a forma mais eficiente para expor os itens e chegar até os consumidores. "Os empresários estão cada vez mais inseridos no mundo digital e aproveitando a facilidade que a internet proporciona para impulsionar as vendas pelas redes sociais", justifica o presidente da /BH. As demais estratégias citadas para atrair clientes foram*: decoração da loja (31,8%); promoção/oferta (24,5%); atendimento qualificado (21%) e flexibilidade na forma de pagamento (20,7%). *Resposta múltipla


Além do Instagram, as outras formas de divulgação que os comerciantes pretendem utilizar são: adesivo na vitrine da loja (40,9%); Whatsapp (15,2%); Facebook (13,6%) e boca a boca (13,1%). E 15,7% dos empresários não farão nenhum tipo de divulgação. *Resposta múltipla


O que pode ajudar ou prejudicar as vendas no Dia dos Pais


Na opinião dos comerciantes, entre os fatores que podem contribuir para aumentar as vendas no Dia dos Pais estão: liquidação/oferta de produtos (45,4%); divulgação dos produtos (13,5%); aumento do emprego (10,2%); atendimento qualificado (6,7%) e flexibilidade na forma de pagamento (6,5%).


Em contrapartida, as opções citadas na pesquisa que podem prejudicar as vendas, segundo os lojistas, são: desemprego (29%); falta de agilidade e cordialidade no atendimento (23,7%); crise econômica (10,2%); falta de dinheiro (6,8%) e aumento do preço dos produtos (6,3%).


Metodologia - Foram entrevistados 396 empresários de Belo Horizonte, no período de 24 de junho a 10 de julho de 2019.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
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