Leitura de notícia
O Contorno de BH - MG ( Notícia ) - MG - Brasil - 17-07-2019 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Governo vai liberar até 35% do saldo das contas ativas do FGTS

O ministro Paulo Guedes proferiu um pronunciamento alegando que o governo anunciará nos próximos dias as regras para a liberação do dinheiro das contas ativas do FGTS. Segundo ele, 35% do valor depositado pelo empregador atual poderá ser retirado, o que representará R$ 42 bilhões para os trabalhadores.

Para o presidente da de Belo Horizonte (/BH), , a medida será benéfica para os setores de comércio e serviços e vai contribuir para dar um novo fôlego na economia, que ainda tem dificuldade em apresentar os resultados esperados. "Começamos o ano com uma grande expectativa de melhora do cenário econômico com a possibilidade do governo federal aprovar as reformas estruturais, como a da Previdência e a Tributária, que irão fomentar o crescimento da atividade econômica em todo o País. Porém até o final do primeiro semestre isso não ocorreu. Agora o governo está adotando políticas microeconômicas de curto prazo para tentar aquecer a economia, alavancar o consumo e a geração de emprego no segundo semestre, enquanto as reformas estruturais não são aprovadas", explica.

Todos os detalhes de como será feita a liberação ainda estão sendo definidos pelo governo federal, que também deverá liberar uma segunda rodada do PIS/Pasep. A previsão é que o calendário de liberação do FGTS seja feito pela data do aniversário, assim como foi feito nas contas inativas (de contratos de trabalho já encerrados). Os trabalhadores que já fizeram aniversário este ano já teriam direito ao benefício assim que for autorizado.

"Caso a pessoa esteja inadimplente, esta é uma oportunidade para que sejam quitadas as contas em atraso, e assim ela poderá voltar para o mercado de crédito e de consumo. Destinar este recurso para compra de algum bem de maior valor agregado também é interessante, assim como aplicar em algum investimento", acrescenta. "É fundamental que as pessoas consumam e façam a renda circular, mas isso deve ser feito com planejamento", conclui o presidente da /BH.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.