Leitura de notícia
Blog João Carlos Amaral - BH (MG) ( Últimas Notícias ) - MG - Brasil - 11-07-2019 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Turismo Mineiro

Direto da reunião do Conselho Estadual de Turismo na sede do Sebrae em BH.

O secretário de Cultura & Turismo de Minas, jornalista Marcelo Matte presidiu a reunião. Ele apresentou as 10 metas estratégicas para o crescimento do turismo em todo o Estado.

Dentre as metas duas se destacam: a mobilidade(acessos por terra, sinalização) e divulgação do turismo mineiro aqui no país e no exterior.

Neste ponto o secretário deu uma boa notícia. A TAP através da Azul vai divulgar um vídeo sobre o Turismo Mineiro em todos os voos da TAP no mundo. Sem custos para nossa secretaria. É uma contrapartida da TAP ao apoio do governo de às empresas aéreas que operam no Aeroporto Internacional de BH, em Confins.

Aos conselheiros, dentre eles o diretor de expansão da Ajobtur em Minas, jornalista Antonio Claret Guerra e eu, diretor de relações com o mercado, o secretário Marcelo Matte disse que, sem recursos, a saída é buscar parcerias com a iniciativa privada. E ele trabalha em várias frentes. Na área do governo estadual ele conta com a Lei Estdual do Turismo, o ICMS do Turismo e do Patrimônio Cultural e Fundo Estadual.

Entre os conselheiros anotei: José Mauricio presidente da ABAV, Octávio Elísio presidente do Conselho Empresarial de

Turismo da ACMinas, Jair Aguiar, presidente do BH Convention Bureau e vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo(e Hernane de Castro), Vicente do Prado do Sindetur, Marden Couto, Beth Ribeiro do Conselho da ACMinas, o presidente da ABIH, Alexandre Sanson e representantes da Fecomércio, Sebrae...

O secretário Matte destacou alguns projeto que já estão se cocretizando:

1. Trem entre BH e Brumadinho. Até 25 de setembro será assinado o contrato com a Vale, que vai custear o projeto como compensação ao Estado.

2. Filarmônica: recuros garantidos

3. Palácio das Artes: o ar condicionado está sendo resolvido com um investimento de 1.3 milhões.

4. Concessão dos Parques Estaduais, projeto em andamento.

5. Palácio das Mangabeiras: foram dados os principais passos que seja transformado destinação cultural.

6. Fusão da TV Minas com a Rádio Inconfidência com a criação da Empresa de Comunicação: vai permitir que TV Minas vai poder captar recursos no mercado.

7. Palácio da Liberdade: o governador vai despachar lá toda sexta-feira.

8. Inclusão do Instituto Estrada Real no Conselho Estadual de Turismo.

Sugestões aprovadas:

1. Sugestão do presidente do Conselho Empresarial de Turismo da ACMinas, Otávio Elísio de incluir no mapa de ação turística da SET o turismo pré-histórico, como as Grutas de Lagoas Santa(descobertas por Peter Lund) e outras grutas importantes. Sugestão aceita pelo secretário Matte.

2. Fazer documento reforçando a posição do Conselho Estadual de Turismo contra a volta dos voos de grande porte no Aeroporto da Pampulha. E apoio total ao Aeroporto Internacional de BH, em Confins, como porta de entrada dos turistas em Minas.

Nomeação

O secretário Marcelo Matte disse que em breve vai nomear o cargo de sub-secretário de Turismo.

Última informação:

o secretário Marcelo Matte diise que o modelo PPP dá prejuízo para o Estado. O melhor é o modelo de concessão ao setor privado.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.