Leitura de notícia
Revista Varejo SA - (GO) ( Notícia ) - GO - Brasil - 05-07-2019 - 16:00 -   Notícia original Link para notícia
Desenvolvimento na prática

Há 30 anos, um grupo de jovens empresários de Belo Horizonte se reuniu e fundou a primeira () Jovem do país. De lá nasceu o embrião do que se tornaria uma referência para toda a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e um importante braço para o movimento lojista nacional.

Na Jovem, novos empresários que estão à frente ou fazem parte da linha de sucessão de empresas dos setores de comércio e serviços têm a oportunidade de se capacitar e aperfeiçoar seus conhecimentos na prática. Eles também têm o espírito de liderança e o empreendedorismo ampliados para que sigam a vida profissional e a carreira dentro das entidades com sucesso.

Para fomentar esse propósito, as CDLs Jovens promovem uma série de atividades. São fóruns de discussões que integram ideias, conceitos e experiências, reuniões regulares, palestras, seminários e eventos, além de sempre promoverem a responsabilidade social, a sustentabilidade e a mobilização. O espírito do associativismo, que motiva a integração e a participação dos membros nos projetos, é transmitido para a sociedade.

Com o apoio de todo o Sistema CNDL, as CDLs Jovens vêm desenvolvendo seu trabalho com vontade, determinação e seriedade, justificando, assim, seu sucesso. Várias ações de relevância estão em marcha graças à união e ao empenho de seus membros. Entre elas, merece destaque o Dia Livre de Impostos (DLI), criado há 13 anos pela Jovem de Belo Horizonte e que hoje é uma referência nacional, realizado em todas as regiões do país como forma de protestar contra a alta carga tributária. Essa atuação conjunta das CDLs Jovens com as demais entidades do Sistema CNDL torna nossa atuação ainda mais forte e prepara os associados para enfrentar desafios na busca de soluções a problemas que são inerentes a toda a classe varejista, além de fortalecer o movimento lojista.

Todo esse trabalho realizado na preparação de seus membros para assumir posições de liderança dentro do movimento lojista tem rendido bons resultados. Temos como exemplo de sucesso dois ex-participantes da Jovem da capital mineira, que se tornaram presidentes da -BH: de 2002 a 2010, a entidade foi presidida por Roberto Alfeu, que atualmente faz parte da diretoria do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), e o atual presidente, , que ficará no cargo até 2021.

Esses exemplos comprovam que a trajetória das CDLs Jovem e de todo o Sistema CNDL se complementa. Muitos de nós, que agora integramos as CDLs Jovens em nossos estados, em breve, também poderemos fazer parte da diretoria e até chegar à Presidência das CDLs, assim como exercer uma posição de liderança e relevância dentro do movimento lojista nacional.

Por Fernando Cardoso

Coordenador estadual das CDLs Jovens e empresário do segmento de óptica


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.