Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 09-06-2019 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Expectativas com a Copa América em BH

Competição volta os olhos do mundo para o que há de melhor nas cidades-sede
Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol Masculino trouxe aos bares e restaurantes da capital mineira faturamento que ultrapassou a casa dos R$ 12 milhões, segundo avaliação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MG), sendo que alguns bares registraram crescimento em mais de 300% do movimento. As expectativas para os cinco jogos da edição da Copa América em Belo Horizonte, que começa no dia 14, não é tão otimista, mas há previsões de um incremento em todo o comércio de pelo menos 20%.

A cidade se prepara para receber na primeira fase sete seleções e suas respectivas torcidas (Bolívia, Venezuela, Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador e Japão) e uma partida das semifinais, sem o mesmo entusiasmo de uma copa mundial, mas com esperanças de aquecer vários setores da economia da cidade e do estado.

Otávio Elísio Alves de Brito, presidente do Conselho de Turismo da Associação Comercial de Minas - ACMinas, vê no evento a possibilidade de o estado "vender" ao mundo suas riquezas e belezas naturais. "Somos referência em gastronomia, história e cultura, e eventos como esse são grandes multiplicadores para toda a cadeia produtiva. Evento como o futebol não se restringe apenas ao ato de se assistir aos jogos. Temos muito o que apresentar em acontecimentos paralelos." O Expominas abrigará o Fan Fest em dias de jogos, ocasião em que o potencial turístico e econômico do estado será apresentado aos participantes.

Ana Paula Bastos, economista da de BH - , diz que é uma grande oportunidade de a cidade aparecer na mídia e consequentemente atrair novos negócios. Mas reconhece uma certa apatia que poderia ser atribuída aos baixos níveis de confiança do empreendedor, que abriu o ano com esperanças de melhoria na economia e passados seis meses não vê sinais positivos pela frente. "Apesar de o nível de desemprego em BH ter diminuído 1,4%, os patamares ainda são muito elevados, levando ao medo de investir."

A expectativa é de movimento nos segmentos gastronômicos, cuja tendência é muito forte, e de serviços como táxi e transportes por aplicativos. A entidade não fez ainda projeções sobre as possibilidades de vendas no comércio.

Como torcida de futebol está sempre ligada a bebidas e comemorações gastronômicas, a esperança é de aumento nas vendas de bebidas, prevê Alan Lúcio Sampaio Nascimento, proprietário da Sampaio Bebidas especiais, uma distribuidora que funciona desde março de 2015 no Bairro Carlos Prates, Região Noroeste de BH. É um comércio mais voltado para produtos a serem levados para casa. Entretanto, o estabelecimento costuma receber durante eventos esportivos amigos e clientes já familiarizados com o local, que preferem se confraternizar fora de casa.

"Procuramos aumentar as variedades de cerveja, com preços melhores para repassar." Atualmente, são oferecidas em torno de 130 marcas da bebida, industrializada e artesanal, mas há também na carta de revenda destilados como cachaças, vodka, tequila ou vinhos. Na Copa de 2014, o comerciante teve crescimento de 20% nas vendas.

Alan já trabalhava no comércio em sua cidade natal Nova Era. Quando veio para Belo Horizonte, trabalhou na e em uma grande distribuidora de bebidas, que serviu de patamar para montar o próprio negócio. "Tive a noção de mercado; sua abrangência, e permitiu que eu distinguisse o segmento a atuar e perceber as margens de lucro." A distribuição de bebidas é um ramo muito competitivo, levando o empreendedor a procurar sempre fidelizar os clientes. "Bebida você encontra em todos os lugares: padaria, supermercados, feiras. Por isso precisamos fazer o diferencial no atendimento ao cliente e por ser uma distribuidora, não precisa ser um local feio ou sujo. Temos um ambiente arejado, limpo e aconchegante para quem quiser beber também aqui." A casa vende para eventos, mas também a ambulantes. "As comemorações de futebol vendem bem", afirma.

SEM RESTRIÇÕES O Pulero é um bar temático que prioriza os torcedores do Clube Atlético Mineiro, mas está aberto a toda a comunidade e na Copa América e não haverá restrição a qualquer amante do futebol, seja de qual torcida for, garante o proprietário Fernando César de Almeida. "Estamos nos preparando dispostos a receber outras comunidades de outros países." A princípio, pensou-se em oferecer pratos típicos de cada país que jogará nos gramados mineiros, mas, ao contrário da Copa do Mundo de 2014, não se pode prever o volume de público. Portanto, o empresário preferiu a garantia de dispor dos já conhecidos pratos da casa, com destaque para joelho de porco, costelão de boi e isca de tilápia, os mais queridos dos clientes.

Com capacidade para 250 pessoas, "bem acomodadas e sentadas", segundo o dono, cabe um pouco mais para quem quiser assistir aos jogos na geral. São cinco TVs de 50 polegadas e um telão de 150'. Ao público será disponibilizado cerveja gelada, artesanal e industrializada, destilados e drinques, além dos petiscos.

O bar funciona há um ano e meio. Vindo da área de meio ambiente, Fernando César viu sua vida mudar completamente. "É a primeira vez que trabalho no ramo. Valeu a pena", diz ele, que atribui algumas dificuldades atuais ao momento político. Mesmo se tratando de bar temático com dedicação aos atleticanos, o comerciante garante receber muito bem clientes de outras torcidas. "Tenho muitos clientes cruzeirenses, já que sirvo almoço executivo e eles são atraídos pelo bom serviço." O comerciante cede o espaço também para eventos, ocasião que torcedores de outros times também frequentam o ambiente cujo tema principal é o Galo. Mas garante quem em jogos do Brasil, todos são torcedores do mesmo time e "muito bem-vindos".

HARMONIZAÇÃO A Choperia Krug preparou uma programação especial para os amantes do futebol. Além de transmitir todos os jogos, a cervejaria criou um cardápio diferenciado, com pratos típicos de cada país, harmonizados com os chopes da Krug Bier e preços especiais. "A Krug preparou um evento especial para acompanhar Copa América 2019. Fizemos uma breve seleção de pratos típicos de cada país e harmonizamos com nossos chopes artesanais. Esperamos crescimento de 30% no período dos jogos e até contratamos dois funcionários temporários para atender à demanda. A choperia vai receber uma decoração bem alegre, com bandeiras de todos os países na parte interna da casa e uma grande bandeira do Brasil na fachada", informa Rodolfo Viana, diretor comercial da Krug Bier.

Serviço

Bar Pulero

Avenida Francisco Sá, 76, Prado

Telefone: (31) 3309-1313

Sampaio Bebidas Especiais

Rua Padre Eustáquio, 1.342, loja 1, Carlos Prates,

BH (31) 3658-9250

Krug Bier

Rua Major Lopes, 172, Bairro São Pedro

(31) 2535-1122/99223-9315


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.