Leitura de notícia
Super Notícia ( Notícias ) - MG - Brasil - 08-06-2019 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
AMM quer que prefeitos pressionem deputados por PEC que aumenta mandatos

, presidente da entidade, diz que a proposta encontra resistência de alguns parlamentares
A () pediu que os prefeitos filiados ajudem a pressionar deputados federais do Estado a dar celeridade à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 56/2019, que pode estender os mandatos municipais até 2022. O texto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para o prefeito de Moema e presidente da , (MDB), a proposta encontra resistência por parte de alguns parlamentares.

"Não tem muita aceitação porque, para eles, não é interessante. Eles não fazem gestão, quem faz é prefeito, governador e presidente. Para os parlamentares, é interessante ter eleição de quatro em quatro anos. Colocam prefeito e vereadores para trabalhar de cabo eleitoral para eles. Então, não tem muito apoio, mas tem um fato significativo: na bancada mineira está meio a meio", explicou Julvan.

A posição dos nove parlamentares mineiros que ocupam a CCJ é uma incógnita para o prefeito. Segundo o emedebista, a não sabe a opinião de todos os deputados e está começando a fase de diálogo com os políticos.

Na PEC apresentada pelo deputado federal Rogério Peninha (MDB-SC), ele argumenta que haveria "economia significativa de recursos públicos" com "a supressão da eleição de 2020" e, além disso, "a classe política, livre dos encargos inerentes às campanhas eleitorais, poderá concentrar-se nas reformas de que a República tanto precisa". O texto aponta ainda o fim da reeleição para os gestores municipais.

No mês passado, durante o 36º Congresso Mineiro de Municípios, o senador Rodrigo Pacheco (DEM) declarou apoio aos gestores do Estado em relação à proposta. "A minha opinião será a opinião dos prefeitos. Vamos fazer o que é a vontade deles", disse o senador à época.

Julvan pediu celeridade na votação da PEC, ainda que o resultado seja contrário. "Está parado na CCJ ainda. Tem um relatório favorável, mas não foi votado. Queremos que vote, que seja a favor ou contra, mas que vote para poder tirar essa expectativa. Se for favorável, beleza. Se for contrário, é tocar a vida. Ficar parado lá que é ruim. Nós temos diversas outras pautas para trabalhar, e fica gastando tempo e energia com isso sem saber o que vai acontecer", declarou.

O presidente da refutou a tese de que os chefes do Executivo municipais estejam "doidos pela prorrogação de mandato". Para ele, os prefeitos acham importante a unificação das eleições, independentemente de qual mandato seja afetado. Para que o novo modelo passe a valer já nas eleições de 2020, a proposta deve ser aprovada até outubro deste ano.


Palavras Chave Encontradas: AMM, Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.

Fatal error: Uncaught exception 'Exception' with message '<b>WARNING 2</b> - Arquivo Unknown -> Unknown: write failed: No space left on device (28)' in /var/www/html/webclipping/admin/Auxiliares/ErrorHandlerFunction.php:46 Stack trace: #0 [internal function]: errorHandler(2, 'Unknown: write ...', 'Unknown', 0, Array) #1 {main} thrown in /var/www/html/webclipping/admin/Auxiliares/ErrorHandlerFunction.php on line 46