Leitura de notícia
Café com Notícias - MG ( Notícias ) - MG - Brasil - 06-06-2019 - 08:00 -   Notícia original Link para notícia
#DicaCultural: CDL-BH realiza exposição sobre história do comércio para o desenvolvimento da capital

Crédito: -BH / Reprodução.

A partir desta quinta-feira (06/06), Belo Horizonte ganha uma exposição gratuita e inédita que trata da história do comércio local e de sua relação com a cidade sob várias perspectivas. A mostra é uma iniciativa da de Belo Horizonte (-BH) por meio do projeto Ponto Cultural .

A exposição está na sede da -BH (Avenida João Pinheiro, 496. Bairro Boa Viagem) e está aberta ao público das 9h às 18h. O objetivo é mostrar aos visitantes toda essa evolução da economia local: desde sua fundação até os dias atuais, de uma forma original, interativa e inovadora, que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.

"A /BH sempre entendeu o comércio de forma ampla, inserido na cidade, articulado com sua dinâmica e sendo um dos primeiros a sentir as mudanças, sejam elas econômicas, sociais ou urbanas. E é isso que queremos mostrar a todos com o Ponto Cultural , ao expor as interações do comércio com a cidade e sua história", explica o presidente da /BH, .

Ainda de acordo com o dirigente, o Ponto Cultural é mais uma forma da Entidade promover a valorização da memória do comércio da cidade.

"Nossa capital tem em sua essência a atividade comercial. Junto com o setor de serviços, o comércio é responsável por quase 70% do Produto Interno Bruto da cidade. Só em Belo Horizonte são mais de 67 mil empresas destes segmentos que empregam diretamente mais de um milhão de pessoas. Então, nada mais justo que criarmos este espaço que ajuda a preservar a história, o legado e o futuro do comércio, mostrando como a cidade tem seu desenvolvimento diretamente ligado a atividade comercial e todas as suas interações", comenta Souza e Silva.

A curadoria e o projeto da exposição foram feitos pelos museólogos Heloísa Vidigal e Carlos José de Almeida Neto, da empresa Cavalinho de Pau. Já a pesquisa histórica e todos os textos do Ponto Cultural ficaram a cargo dos escritores Osias Neves, do Escritório de Histórias e Guilherme Lessa.

A Greco Desing foi a responsável por todo o desing gráfico do ambiente. Já o projeto expográfico é assinado por Isabela Vecci, da Vecci Lansky Arquitetura e o projeto arquitetônico por Ana Machado, do escritório Ana Machado Arquitetura.

Memória

Quem visitar o Ponto Cultural poderá ver itens que têm uma relação muito forte com a memória do comércio e da capital mineira, como xícaras originais do tradicional Café Nice dos anos 50, 55 e 60 junto com as fichas que até hoje são entregues aos clientes.

Crédito: -BH / Reprodução.

Diversos documentos e fotografias que ajudam a entender o contexto de cada década, desde 1890 até os dias atuais, também estão expostos na linha do tempo, entre eles um convite de 1957 para um almoço realizado pela Sociedade dos Amigos de Belo Horizonte e as Classes Produtoras com o presidente da República da época, Juscelino Kubitschek, em comemoração aos 60 anos da capital mineira.

Músicas características de cada década também poderão ser ouvidas ao longo de toda a linha do tempo, o que contribui para que o visitante se aproxime da atmosfera de cada década. Todas as mudanças de moedas também estão representadas no Ponto Cultural com a exposição de exemplares das cédulas e moedas.

Alguns modelos clássicos das máquinas de calcular, e também de máquinas registradoras, como a National 532, de 1911, também estão expostas no Ponto Cultural . Outro item que pode ser visto e que foi símbolo da inflação no final dos anos 80 e inicio dos anos 90 é a máquina etiquetadora, que era utilizada para remarcar os preços dos produtos a cada variação da inflação.

Há ainda documentos que mostram um pouco da história da /BH e de sua atuação como representante dos setores de comércio e serviços da capital também podem ser visualizados no Ponto Cultural.

SERVIÇO

Exposição "A história do comércio de BH e suas interações com a cidade", no Ponto Cultural .

Data: a partir do dia 06/06.

Horário: das 9h às 18h.

Endereço: Avenida João Pinheiro, 496. Bairro Boa Viagem, BH/MG.

Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.

Wander Veroni

Jornalista

Postagem mais antiga

0 comentários


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.