Leitura de notícia
Jornal da Cidade BH ( Notícias ) - MG - Brasil - 29-05-2019 - 19:34 -   Notícia original Link para notícia
Última quinta feira do mês é o Dia Livre de Impostos



Economia. Amanhã, dia 30, será marcado pelo Dia Livre de Impostos. A data é uma maneira de deixar claro ao consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra.

Essa é uma forma conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país, a Jovem ( Jovem), com apoio da FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de SP).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

O Dia Livre de Impostos vai acontecer em todo o Brasil. "Queremos mostrar para a população como as tributos são abusivos. Para se ter uma ideia, apenas nos setores de maquiagem e eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente", afirma Jean Carlos, Coordenador Estadual da Jovem em São Paulo.c

Cerca de 821 lojas, incluindo redes do varejo, shoppings e comerciantes, de 17 estados do Brasil, terão alguns produtos à venda com descontos da tributação.

Padarias

De acordo com José Batista de Oliveira, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação de Minas Gerais (SIP), o objetivo desta data é reforçar a luta dos empresários e consumidores com ações concretas que exponham as cobranças abusivas.

"Vamos mostrar ao consumidor o imposto que está embutido na mercadoria e o quanto ele encarece o produto final. Essa tributação abusiva limita o consumo da população e trava o crescimento econômico. Não há ninguém isento dos impostos. Os governos federal e estadual precisam gerar um ambiente de negócios favorável que incentive as empresa a investir e o consumidor a comprar", destaca Batista.

Vinícius Dantas, presidente da Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amip), entidade que também compõe a Amipão , pontua que o principal problema é que os valores pagos não são revertidos para a população.

Drogaria Araujo

Desde terça feira, dia 28 a Drogaria Araujo já começou a venda de produtos sem impostos. Esta iniciativa irá durar até sexta-feira, dia 31.

Diversos produtos como fralda, filtro solar, shampoo e até chocolate estarão livres de impostos. Mas será na amanhã, data oficial do Dia Livre de Impostos que a Araujo vai surpreender o público, abrindo suas lojas às 6h.

Neste dia a Araujo vai vender 2 medicamentos genéricos iguais pelo preço de 1.

Shoppings

A nova parceira com a brMalls, maior empresa do setor de shopping da América Latina, dá um gás a Data sem Impostos. A Companhia promove com exclusividade a ação em 13 shoppings brasileiros, entre eles os mineiros Del Rey e Contagem .

"Realizamos uma grande mobilização com nossos lojistas sobre o tema e conseguimos a adesão de marcas queridas do consumidor em segmentos como: moda, beleza, eletro, calçados e óticas. Vivenciar a data no shopping permite aos consumidores escolherem as melhores oportunidades em um único lugar e, assim, fazer o seu dinheiro render mais", revela Marina Moura, gerente de marketing do Shopping Del Rey.

Os lojistas do Shopping Contagem também participarão do Dia da Liberdade de Impostos. Alguns produtos podem chegar a custar quase 70% menos que o valor habitual.

Segundo o líder de marketing do Shopping Contagem, Rumenigue Marchioro, diversos lojistas aderiram ao movimento. "Essa ação é importante para mostrar aos consumidores a incidência dos impostos nos diversos produtos. Além disso, é uma excelente oportunidade para o consumo de itens com preços irresistíveis", destaca.

Para a comodidade dos consumidores, durante a ação os shoppings oferecerão ainda um desconto no valor do estacionamento para pagamentos via aplicativo e site.

Baby Beef

Quem pensou que a alimentação ficaria de lado nesta ocasião, se enganou. O Baby Beef Steakhouse será um dos estabelecimentos de Belo Horizonte que vai participar do "Dia da Liberdade de Impostos" (DLI).

Segundo o diretor da churrascaria, Maurício Serva, quem almoçar ou jantar no estabelecimento do bairro São Bento, amanhã, irá pagar apenas R$ 65,80 pelo rodízio individual.

A lista completa de participantes pode ser conferida pela internet. No entanto, vale lembrar que os descontos dos produtos podem variar entre 10% a 70%, e cada estado possui uma tributação.

Os produtos serão apresentados com uma TAG de preço com as seguintes denominações "preço com imposto" e "preço sem imposto", desta maneira o consumidor poderá ver o valor do desconto.

Foto: Reprodução/ BH


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.