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O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 23-05-2019 - 07:12 -   Notícia original Link para notícia
Natura compra Avon e vira líder global em venda direta

Terceira aquisição internacional desde 2013 fortalece gigante brasileira da beleza diante de novos concorrentes


ANatura fechou ontem um acor dopara comprara Avon, garantindo à empresa a liderança do mercado de cosméticos no país e, com US$ 10 bilhões em faturamento anual, o primeiro lugar em vendas diretas no mundo, segundo o ranking DSN Global 100. Com mais de 6 milhões de consultoras em cem países, a união das duas empresas também deverá criar o quarto maior grupo de beleza do mundo, numa lista atualmente liderada pela francesa L'Oréal.


GUSTAVO AZEREDO/4-10-2017Negócio fechado. Loja da Natura: a multinacional brasileira assume operações da Avon fora dos EUA e se fortalece em um setor cada vez mais concorrido


A operação será feita com base na troca de ações das companhias, mas haverá um desembolso de até US$ 530 milhões por parte da Natura para uma parcela dos acionistas da Avon Products, detentores de papéis preferenciais série C. Da união surgirá a Natura Holdings, em que os atuais acionistas da brasileira terão 76% de participação. Cada ação Avon será convertida numa fração de 0,3 do papel da nova companhia.


A conclusão da operação está prevista para o início do ano que vem, após a aprovação dos órgãos reguladores. O acordo prevê sinergias de até US$ 250 milhões e envolve os negócios da Avon na América Latina, Leste Europeu e Ásia - a divisão americana já havia sido vendida para o fundo Cerberus em 2015.


EXPANSÃO POR AQUISIÇÕES


Essa não é a primeira aquisição internacional da Natura. Em 2013, comprou a australiana Aesop e, em 2017, a The Body Shop. "A união de hoje cria uma força importante no segmento. A venda direta já era uma rede social antes mesmo de a palavra existir, e a chegada da tecnologia e da globalização apenas multiplicou as oportunidades", afirmou, em nota, Luiz Seabra, cofundador da Natura.


A conclusão do negócio foi anunciada após o fechamento da Bolsa de São Paulo (B3). As ações da Natura tiveram alta de 9,43%, impulsionadas, desde cedo, pela antecipação do acordo em reportagem do jornal britânico Financial Times. O valor de mercado da empresa bateu R$ 26,6 bilhões, um ganho de R$ 3,3 bilhões em apenas um pregão. O Ibovespa, principal índice da Bolsa, teve ontem leve queda de 0,13%. Em Nova York, os papéis da Avon subiram 9,06%, coma empresa avaliada em US$ 1,54 bilhão.


Na avaliação de Andres Estevez, analista do banco Brasil Plural, a operação é positiva para a Natura porque não comprometerá o caixa da empresa. A compra será financiada por um conjunto de bancos.


- A maior preocupação dos investidores era com um aumento do endividamento, mas será uma aquisição feita principalmente por troca de ações. A Natura se beneficia com aforçada marcada A von e com os ganhos de sinergia no Brasil -avaliou Estevez.


Para especialistas, a união entre Natura e Avon é vista como um passo para enfrentar a maior concorrência em mercados como o Brasil, que vem recebendo investimentos de diversas empresas do setor de vendas diretas, como Hinode, Jequiti, Mary Kay e Jeunesse.


FATIA GLOBAL DE 2,6%


Segundo a consultoria Euromonitor, o faturamento da categoria de itens de beleza no Brasil, que reúne produtos como cosméticos, desodorantes, itens para cabelos e protetores, entre outros, chegou a R$ 109,7 bilhões, um aumento de 5,1% em 2018 em relação ao ano anterior. A Natura, com o negócio fechado com a Avon, passará a ter 16,6% desse mercado. No mundo, responderá por uma fatia de 2,6%.


Renato Cotta, professor do Coppead, lembra que a estratégia da Natura é buscar novos mercados, e a união com a Avon dará mais fôlego no Brasil e acesso ao mercado internacional. Para Eduardo Yamashita, da Gouvêa de Souza, o segmento de vendas diretas enfrenta muitos desafios:


-As duas empresas conseguirão ter muitas sinergias, como em gestão de revendedoras, logística e infraestrutura. Juntas, buscarão soluções para um mercado que está passando pela concorrência com outros canais, como a compra pela internet.


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