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Chico Terra - AP ( Notícias ) - AP - Brasil - 08-05-2019 - 10:02 -   Notícia original Link para notícia
Veja quanto os consumidores pretendem gastar para presentear as mães

Comportamento

maio 8, 2019 Livia Almeida Consumo, dia das mães

Pesquisa mostra que brasileiros prometem gastar até R$ 200 na compra dos mimos para a data, mas devem deixar para a última hora a definição da lembrança e a aquisição efetiva

Eduardo Oliveira

A data mais importante para o comércio neste primeiro semestre está batendo à porta. O Dia das Mães será celebrado no domingo e já provoca grande expectativa em vendedores e empresários.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Google Brasil em fevereiro deste ano, 70% dos consumidores pretendem gastar até R$ 200 em presentes. Além disso, 48% disseram que vão comprar os produtos na véspera ou na própria data.

Em 2018, os itens mais lembrados nas aquisições online, por exemplo, foram smartphones, perfumes, livros, cafeteiras e tênis.

Seis em cada 10 entrevistados planejam comprar ao menos um presente neste Dia das Mães (65% deles visam produtos de uma categoria diferente da escolhida em 2018).

Ainda conforme o levantamento, 48% dos filhos querem presentear as mães com roupas, sapatos e acessórios e 11% com celulares e smartphones.

Apenas um quesito foi unanimidade: o preço é o atributo mais considerado para a definição de onde comprar. Entre as mamães, 33% desejam ganhar roupas, sapatos e acessórios e 22% celulares e smartphones.

Segundo a de Belo Horizonte (/BH), oito em cada 10 consumidores irão às compras na capital mineira.

Os jovens entre 18 e 24 anos são os que mais pretendem investir nos presentes. Este ano, o dinheiro será a opção de pagamento escolhida por 53,1% dos belo-horizontinos.

O cartão de débito será usado por 19,7% dos entrevistados pela , contra 16,3% que vão pagar à vista no cartão de crédito.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima alta real de 3,8% das vendas para o Dia das Mães de 2019 em relação a 2018.

Este otimismo deve contribuir para o maior nível de contratações temporárias para a data nos últimos quatro anos, aponta a confederação, com cerca de 22,1 mil postos de trabalho em todo o Brasil.

A média histórica indica que 5,5% das contratações temporárias são efetivadas após a segunda data comemorativa mais importante para o comércio.

O ponto negativo, segundo a CNC, é que as vendas no ramo de livrarias e papelarias devem registrar queda de 21% em relação a 2018.

Na rede

O Google Brasil também levantou números sobre a disposição do brasileiro para pesquisar sobre os produtos na internet. O resultado mostrou que oito em cada 10 consumidores pesquisam online antes de comprar.

Prova disto, é que em 2018 as buscas por presentes para o Dia das Mães cresceram 50% no YouTube, se comparado ao ano anterior.

Outro detalhe é que 25% dos brasileiros já declaram que compram seus presentes pela internet, e 31% afirmam que frete grátis ou com valor baixo poderia ser um estímulo para comprar on-line.

Rafael Azevedo, líder de produto para 'Google Meu Negócio' na América Latina, afirma que a web se tornou o lugar onde os consumidores recorrem para saber mais sobre onde comprar.

"Uma pesquisa que realizamos com a Provokers no ano passado revelou que 96% dos brasileiros usam a internet para pesquisar sobre produtos e serviços de pequenas e médias empresas", explica.

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