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Portal O Tempo Contagem ( Últimas Notícias ) - MG - Brasil - 03-05-2019 - 03:00 -   Notícia original Link para notícia
Dia das Mães traz otimismo

Segundo a Fecomércio, 70% do comércio é impactado, e 56% dos empresários estão confiantes
Expectativa. Apelo emocional do Dia das Mães reforça as estratégias de marketing das lojas, que esperam vender mais neste ano | Foto: Leo Fontes

Dos lojistas ouvidos pela Fecomércio, 38% farão promoções | Foto: Leo Fontes

A segunda melhor data do ano para o comércio está chegando. O Dia das Mães, que neste ano cai no dia 12 de maio, movimenta quase 70% do comércio de Minas Gerais - principalmente lojas que têm artigos de vestuário, calçados, perfumaria, eletrodomésticos e eletrônicos. A combinação das campanhas de marketing com o apelo emocional da data deixa os lojistas esperançosos: 56,6% dos empresários mineiros estão confiantes no crescimento dos negócios, se comparado ao ano de 2018, segundo a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista - Dia das Mães/ 2019, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG.

Ainda que a economia não tenha engatado uma retomada forte, o clima geral é de otimismo. Na Feira de Artesanato do Mineirinho, os expositores acreditam que vão vender 30% mais que no ano passado. Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 78% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período - o dado é superior aos 74% observados em 2018. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122 milhões de brasileiros presenteiem alguém neste ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.

"A despeito de todas as dificuldades econômicas que o país atravessa, o brasileiro deverá ampliar os gastos no Dia das Mães, ainda que de forma tímida. As intenções de compra da data servirão de termômetro para o desempenho do comércio pelos próximos meses, principalmente em um momento que o poder de compra das famílias continua sendo afetado pelo desemprego elevado e a renda achatada", afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

E não é só o varejo que espera lucrar. "A data também começa a abrir possibilidades para o segmento de turismo de lazer e serviços em geral, que abrange restaurantes, institutos de beleza, organizações culturais, agências de viagens e rede hoteleira", destaca o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida.

O percentual de belo-horizontinos que pretende presentear está estável em relação ao ano anterior: 48,4% dos entrevistados na pesquisa Intenção de Consumo - Dia das Mães/ 2019, da Fecomércio MG. No ano passado, eram 48,6%. Já o levantamento realizado pela de Belo Horizonte (/BH) mostra número ainda melhor: oito em cada dez moradores (81,8%) pretendem presentear as mães neste ano. Claro que há os que não têm a quem dar presente, ou não têm o hábito, mas 12,6% disseram à Fecomércio não ter dinheiro para ir às compras. No universo dos entrevistados pela , esse percentual sobe para 21,1%. "O cenário apontado nessa análise é mais cauteloso, em certa medida por causa do aumento do desemprego sazonal", ressalta Almeida.

O valor médio de cada presente, segundo a pesquisa feita em Belo Horizonte pela Fecomércio MG, não ultrapassará R$ 100. A /BH detectou custo médio de R$ 124, considerando todos os produtos que cada consumidor irá comprar. Já a média nacional do chamado "tíquete médio", calculada pela CNDL, é mais generosa. Em cada dez compradores ouvidos pelos pesquisadores da CNDL e do SPC, quatro (38%) devem gastar na faixa de R$ 75 a R$ 150 com presentes. Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 198,79, cifra superior à constatada no ano passado, que era de R$ 152,98, o que representa uma alta de 24%, já descontada a inflação acumulada no período. (Com agências)

Movimentação financeira deve voltar aos níveis de 2014

Desde que a recessão iniciada em 2014 terminou, no fim de 2016, o Brasil espera que a economia volte a crescer com força. Até agora, isso não se concretizou, mas há sinais. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima alta real de 3,8% das vendas para o Dia das Mães de 2019 em relação ao ano anterior. O "Natal do primeiro semestre" deve registrar movimentação financeira de R$ 9,7 bilhões no país - nível equivalente ao volume de vendas verificado em 2014 (R$ 9,6 bilhões)", quando ainda não se sentia os efeitos de uma crise prolongada. As vendas de perfumarias e cosméticos devem liderar a alta, com expansão de 11,1%. (IM com agências)

Previsões

Expectativa de aumento nas vendas em relação ao ano anterior:

3,8% é a alta real estima- da pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Entre 2% e 2,5% é o crescimento do volume de vendas em relação a 2018 previsto pela área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista, o terceiro ano seguido de expansão.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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