Leitura de notícia
Portal Hoje em Dia (MG) ( Primeiro Plano ) - MG - Brasil - 09-04-2019 - 06:00 -   Notícia original Link para notícia
Pesquisa revela: mais de 80% dos consumidores em BH fazem compras on-line

A maioria dos consumidores de Belo Horizonte já aderiu às compras pela internet. É o que aponta uma pesquisa realizada pela de Belo Horizonte (/BH). Segundo o levantamento, 42,7% dos entrevistados afirmaram que compram sempre ou quase sempre no comércio virtual. Já 30,6% disseram que às vezes fazem compras on-line. Outros 8,9% responderam que raramente utilizam a internet na hora de consumir, mas admitem que já usaram.

Somados, os índices apontam que 82,2% já utilizaram o modo virtual de fazer compras. Essa foi a primeira pesquisa da entidade sobre o assunto, portanto não é possível mensurar o crescimento da modalidade na capital mineira, mas, segundo o presidente da /BH, , o e-commerce já faz parte da realidade dos belo-horizontinos. "Os consumidores estão cada vez mais conectados e bem informados, por isso fazer compras on-line já se tornou um hábito para a maioria dos moradores da capital", comenta Silva.

Motivos

O preço dos produtos foi apontado como a principal razão para consumir no comércio eletrônico. Para 27,8% dos entrevistados, os produtos vendidos pela internet possuem um valor melhor. Em seguida aparece o fato de não precisar se deslocar/locomover para comprar (20,4%) e a agilidade de operação (19,9%).

"O e-commerce oferece ao consumidor a liberdade de comprar quando e onde quiser, além de permitir a comparação de preços em tempo real, o que facilita a tomada de decisão", explica Silva.

Para ele, os dados deixam claro que os empreendedores devem pensar cada vez mais no comércio de uma forma global, que integre as lojas físicas e virtuais. "A internet está moldando cada vez mais as relações de consumo entre clientes e lojistas, por isso os empresários devem estar atentos para conseguir atrair os consumidores tanto para lojas virtuais, quanto para as físicas, oferecendo aos clientes uma experiência de compra omnichannel", acrescenta.

N/A / N/A

Hábitos

Outras mudanças significativas em relação aos hábitos de consumo tradicionais também podem ser observadas na pesquisa, principalmente em relação à hora e ao dia das compras. O período da noite é o horário preferido pelos moradores da capital (60,2%) para comprar on-line. "Nesse horário as pessoas costumam estar em casa e com disponibilidade para acessar a internet, por isso a maior concentração", diz o presidente da /BH. Em seguida vem o horário da tarde com 20,8% da preferência, da manhã com 13,1% e madrugada com 5,9%.

Sábado e domingo são os dias preferidos pelos consumidores (41,7%) para comprar no e-commerce. Na sequência aparecem: sexta-feira (13,1%); quinta-feira (12,2%); segunda-feira (11,9%); terça-feira (10,5%) e quarta-feira (10,5%).

Produtos

De acordo com o levantamento, os itens mais comprados pelos consumidores que utilizam o e-commerce são os eletrônicos, móveis e artigos de decoração (14,4%). Em seguida estão os calçados e acessórios, com 11,7%, e vestuário com 10,4%.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Marcelo de Souza e Silva
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.