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Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Franquia ) - MG - Brasil - 06-04-2019 - 09:24 -   Notícia original Link para notícia
Pernambucana Yes! Cosmetics vai abrir mais 15 lojas no Estado

De acordo com o balanço anual divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018 na comparação com o ano anterior, o segmento "Saúde, beleza e bem-estar" cresceu 6,3% em faturamento e 5,4% em novas unidades. Boa parte desses resultados se deve ao bom desempenho em Minas Gerais, onde o setor ocupa a primeira colocação em volume de negócios, registrando 22,6% do total.

O mercado mineiro, considerado exigente e complexo pelo seu tamanho e diversidade cultural, tem atraído marcas de diferentes origens. A pernambucana Yes! Cosmetics tem três unidades em Minas - Unaí, no Noroeste de Minas; Varginha, no Sul de Minas; e Belo Horizonte - e planeja a abertura de outras 15 até o fim do ano.

De acordo com um dos sócios e fundadores da marca, Felipe Espinheira, mais uma unidade será aberta na Capital em um prazo de 50 dias, dessa vez no Shopping Cidade, no Hipercentro.

"Esse ano estamos com foco maior nas regiões Sul e Sudeste. Temos como meta ser a segunda rede do País no nosso segmento e Minas é muito importante dentro dessa estratégia", destaca Espinheira.

Atualmente com 93 unidades, entre lojas e quiosques, a meta é fechar 2019 com 120 unidades. A empresa registrou em 2018 aumento de 32% frente a 2017. No último ano, o faturamento da rede cresceu mais de 60%.

O investimento inicial médio para abertura de um quiosque é de R$ 105 mil, sendo R$ 30 mil a taxa de franquia. Já para a abertura de uma loja, o franqueado gasta, em média, R$ 170 mil, com a taxa de franquia de R$ 40 mil já incluída.

"Buscamos franqueados que tenham a franquia como um plano de vida. Chegamos a segurar o ritmo da expansão para encontrar a pessoa e o lugar certo. Sabemos que muita gente investe o capital de toda uma vida e o negócio precisa dar certo. Então temos muito critério para preservar o nosso franqueado de qualquer risco e também a marca, já que quando dá errado é a marca que errou", afirma.

Os quiosques de sete metros quadrados incluem um camarim para que as consumidoras se sintam à vontade. Já as lojas funcionam em um espaço físico a partir de 20 metros quadrados, com camarim e locais para exposição de produtos.

Um dos diferenciais da marca é o lançamento constante de produtos. O mix, composto atualmente por 300 itens, entre perfumaria, cuidados corporais, maquiagem e acessórios, deve ganhar outros 60 até o fim do ano.

"Para resistir à crise nossa estratégia foi fortalecer a estrutura interna e investir em feiras de franquias. Isso deu resultado. Ano passado abrimos 50 unidades. Além disso, lançamos muitos produtos. Sempre viajamos em busca de tendências. O mercado brasileiro é muito exigente independentemente de classe social. As pessoas têm informação e querem que as marcas entreguem o que prometem", destaca o empresário.


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