Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 10-03-2019 - 10:35 -   Notícia original Link para notícia
Consumo programado

 Empresas investem em clubes de assinatura que selecionam e entregam na porta do consumidor produtos de segmentos diversos. Sucesso nos EUA, modelo prevê descontos


Augusto Pio e Laura Valente


Publicação: 10/03/2019 04:00




Gabriel Habkouk, gerente de e-commerce da Casa Rio Verde: VinhoClube responde por 35% do faturamento





Além de lingerie exclusiva, a cliente da Potti Romã recebe mensalmente produtos feitos artesanalmente



 


Na rotina corrida dos tempos atuais, um novo modelo de negócio vem ganhando espaço no Brasil: os clubes de assinatura. Basicamente, trata-se do consumo programado por meio de planos em que o cliente paga um valor fixo e a empresa seleciona e envia para ele o produto contratado em intervalos regulares (geralmente, uma vez por mês). Em Belo Horizonte, nomes como a Casa Rio Verde, especialista em vinhos; a grife Potti Romã, que oferta lingeries exclusivas e itens de produção artesanal desenvolvidos por mulheres; e a u.Coffee, autoridade em cafés de qualidade superior, apostam no filão.

Para os empresários, os clubes de assinatura ampliam os canais de venda, formam novos consumidores e fidelizam os habituais, que passam a fazer parte de uma rede. Para os consumidores, facilitam o acesso a produtos, pois há curadoria especializada na seleção destes e a entrega é feita em endereço predefinido pelo cliente, muitas vezes sem cobrança de frete e com custo-benefício vantajoso.

O VinhoClube da Casa Rio Verde, por exemplo, custa a partir de R$ 117 (clube Unique, com a entrega de três garrafas/mês) e garante que os rótulos selecionados nos planos de assinatura tenham, em média, preços até 40% mais baixos em comparação ao comércio tradicional de prateleira, entre outras vantagens. "Os sócios têm 10% em qualquer compra avulsa pelo site ou nas lojas. Nas compras de vinhos avulsos acima de R$ 130, o frete é grátis para a região Sudeste. Também contam com 30% de desconto nos nossos cursos de iniciação ao vinho, que ocorrem regularmente, e demais eventos e degustações que promovemos", detalha Gabriel Habkouk Roberto, gerente de e-commerce da empresa.

Ativo há quatro anos, o Vinho Clube inclui rótulos de diversos países e graus de complexidade, atende a todo o Brasil e já responde por 35% do faturamento da empresa. "O modelo de negócio vem apresentando crescimento de 25% ao ano e a ideia é manter esse índice neste 2019. Hoje, somos o segundo clube de vinhos do Brasil em número de assinantes", comemora Roberto.

ECONOMIA CRIATIVA Também localizada em BH, a grife de lingeries Potti Romã completou dois anos do plano de assinaturas. "O projeto surgiu, inicialmente, com a proposta de oferecer algo diferenciado para as nossas colecionadoras (clientes) fiéis. Depois de um estudo, percebemos que o clube teria muito mais impacto se se tornasse também um incentivo à produção feminina e local voltada à economia criativa. Assim, além de lingerie exclusiva a cada mês, recheamos a caixa do #AssinaturaPottiRomã com mais um ou dois produtos 'de origem'. São objetos de decoração, papelaria, gastronomia artesanal, publicações independentes, tudo feito por mãos de mulheres brasileiras", conta a idealizadora e diretora-executiva da marca, Luiza Borges.

Com custo que vai de R$ 69 (valor mensal para o plano anual) a R$ 84 (compra única), o clube, por enquanto, conta com 50 clientes fixas, que geram faturamento que ainda não acrescenta tanto ao caixa da empresa, revela Luiza. Porém, ela cita outros objetivos em permanecer e incentivar o modelo, já bastante popular em outros países. "Nos EUA, as pessoas assinam absolutamente tudo, até água. Aqui no Brasil, a assinatura de produtos é algo da moda e cool, e que ainda exige muito esforço do empresário para fazer monetizar o modelo. Para a Potti, no entanto, o nosso projeto cria um senso de comunidade muito forte, fortalece a nossa rede, traz visibilidade e valor agregado para a marca. Além disso, o clube está totalmente alinhado com o nosso propósito de existir, valorizando o empreendedorismo feminino. É algo em que acreditamos e temos muito orgulho de fazer."


OFERTA PERSONALIZADA De olho no desenvolvimento do mercado de cafés de qualidade no país, a exemplo do que ocorreu há algumas décadas com o vinho e, mais recentemente, com a cerveja artesanal, os empresários Rodrigo Belisário e Paulo Pacheco montaram a plataforma u.Coffee.

Fundado há cinco anos, o negócio on-line conta com o u.Clube, modelo de assinatura que usa inteligência artificial para ajudar o consumidor a escolher o café especial (100% arábica) que mais combina com o próprio paladar e perfil. "Invertemos a lógica da indústria de cafés especiais, trazendo efetivamente o cliente para o centro de decisão. Somos uma empresa mineira, que aborda o universo da cafeicultura premium e comercializa o produto de pequenas marcas em todo o Brasil, por meio de vendas on-line e de um clube de assinatura", explica Paulo.

Com assinatura mensal para pessoa física a partir de R$ 24,50 (a embalagem com 250g de café) e planos especiais para pessoas jurídicas (que recebem assessoria na criação de blends exclusivos), a empresa convida o assinante a percorrer uma jornada no universo dos cafés de qualidade ao detalhar informações sobre a origem do produto, notas, sabor e métodos de preparo mais indicados. "Criamos a primeira ferramenta no mundo de indicação de cafés que conecta o gosto individual do cliente a um café ideal. É como se seu paladar encontrasse o par perfeito, aquele que tornará seu dia mais agradável. Nossa ferramenta de indicação é baseada em modelos de aprendizado de máquina (machine learning). São algoritmos de inteligência artificial sugerindo probabilidade de você gostar de um café. O resultado é que somos a única empresa no mercado que consegue customizar o produto ao gosto do cliente e produzi-lo em escala", garante o sócio da u.Coffee.


SERVIÇO

Casa Rio Verde - VinhoClube
(31) 3275-1237
https://www.casarioverde.com.br/clube-do-vinho-vinhoclube

Potti Romã - #AssinaturaPottiRomã
(31) 97161-0777
http://pottiroma.com.br/assinaturapotti/

u.Coffee - u.Clube
(31) 3317-3889
https://ucoffee.com.br


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.