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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 02-03-2019 - 09:15 -   Notícia original Link para notícia
Setor de móveis crê em crescimento para 2019

A estagnação das vendas do varejo em Minas Gerais - contra o resultado nacional que cresceu 2,3% em 2018 - registrada pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE), teve como principal fator o fraco desempenho de alguns setores importantes. A maior baixa no volume de vendas no Estado ocorreu no setor de móveis e eletrodomésticos (-19,5%).


Apesar disso, as perspectivas do setor para 2019 são otimistas. Passadas as eleições e com a retomada da confiança por parte de empresários e consumidores, a esperança é de que os resultados não apenas cresçam como sejam capazes de recuperar um pouco da margem perdida em 2018.


Para a gerente-financeira do Minascasa - shopping especializado em móveis e decoração na região Nordeste -, Mauricéa Figueiredo, 2019 começou com boas notícias, com novas operações no mall. "Ano passado foi muito difícil e, embora os números não estejam fechados, sabemos que foi um dos piores da história. Este ano o clima é diferente. Isso se deve, em boa parte, pelo reaquecimento do setor de construção civil. Quem compra uma casa, precisa mobiliar e decorar o imóvel", explica Mauricéa Figueiredo.


A expectativa é de inaugurar mais seis lojas, além das quatro já abertas em janeiro e fevereiro: Raro Ofício, Americanas e duas unidades da Plenitude. A meta é aumentar o fluxo de clientes em 12% e as vendas em 9%. Para alcançar as metas, o Minascasa lançou, no último mês, uma landing page no site específica para captação de novos lojistas.


"Entre as novas marcas, temos regionais e nacionais. Esse equilíbrio é importante porque aponta para um mercado saudável, em que marcas locais estão crescendo e que é capaz de atrair players nacionais, inclusive em expansão, como a Plenitude, que é paulistana e está expandindo nacionalmente", pontua a gerente financeira do Minascasa.


Dentro do mall está a Eletro Nobre, comandada pelo casal Cida Ferreira e Dirceu de Oliveira. Depois de um 2018 estagnado, em que o resultado apenas empatou com o conquistado em 2017, a dupla se prepara para crescer 20%. A aposta é na diversificação de produtos.


"Aumentamos nosso mix de adorno e decoração. Trabalhamos tanto com peças regionais como nacionais e importadas. Já participamos de duas feiras este ano e estamos animados com os lançamentos, já que a maior parte dos nossos produtos é fabricada no Brasil. Esperamos que esse crescimento nos dê oportunidade também de fazer novas contratações", afirma Oliveira.


Franccino - Fundada em 2001, no Polo Moveleiro de Cláudio, na região Centro- -Oeste, a Franccino conta hoje com unidades próprias em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. A unidade da Capital, instalada no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul, reúne mais de dois mil itens das linhas "casa" e "jardim".


De acordo com o sócio- -diretor da Franccino, Isaac Franccino, as dificuldades enfrentadas em 2018 serviram para impulsionar um momento de evolução da empresa. O otimismo "pé no chão" é baseado já nos resultados de janeiro.


"Ano passado, vivemos um período de ajuste e evolução da indústria nos preparando para colher os frutos em 2019, com um novo designer. Janeiro e fevereiro são bons meses embalados pelas promoções. Assim que os resultados começarem a aparecer, vamos revertê-los em contratações", anuncia Franccino.


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