Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil - 02-03-2019 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Um olho no bloco, outro no céu

Chuva desafia foliões nos desfiles que se multiplicam a partir de hoje nas ruas de BH. Confira a programação de serviços essenciais e esteja atento ao trânsito, para o samba não atravessar
Samba no pé, olhos no céu e atenção à organização do trânsito e dos serviços públicos para curtir o carnaval de Belo Horizonte com o mínimo possível de transtornos. Depois de um temporal que complicou a vida de foliões na noite de ontem na capital, o grande desfile do dia, do bloco Então, Brilha!, começa com promessa de um sábado abafado, com muitas nuvens e grande chance de mais pancadas, principalmente à tarde. A previsão é de combinação de tempo nublado, calor e chuvas isoladas também nos próximos dias do recesso.

Para se deslocar, vale ficar atento às interdições no perímetro da Avenida do Contorno durante todo o carnaval (veja mapa), além das intervenções pontuais para os desfiles, que podem ser consultadas em www.pbh.gov.br/bhtrans e clicar em "Carnaval de Belo Horizonte, informações sobre trânsito e transporte". Os aplicativos Belo Horizonte Surpreendente e SIU Mobile podem ajudar. O primeiro conta com os itinerários dos blocos e o segundo traz informações sobre horários das linhas de ônibus. Outros, como o Waze e o Google Maps, também podem ajudar.

A de Belo Horizonte (-BH) informa que as lojas poderão funcionar normalmente no sábado e no domingo. O comércio fecha na segunda e na terça-feira, e volta a abrir após o meio-dia da quarta-feira de cinzas, mesmo sistema das agências bancárias. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos, contas com vencimento nos dias 4 ou 5 de março poderão ser pagas no dia 6, sem acréscimo. Clientes podem usar caixas eletrônicos e aplicativos normalmente.

No serviço público, a maioria das repartições ligadas à Prefeitura de BH terá ponto facultativo entre segunda e quarta-feira. Já a limpeza urbana terá trabalho dobrado. Serão 1.256 garis para a coleta do lixo deixado pelos foliões. Um reforço de 54% na mão de obra e acréscimo de 50% na área atendida. Neste ano, a novidade será o reforço de 130 trabalhadores de cooperativas cadastradas, que acompanharão os blocos coletando material reciclável.

No dia 23, começou outra ação de sustentabilidade proposta para o período: a ampliação do número de pontos de entrega voluntária de recicláveis. Dez novos pontos fixos e seis alternativos estão no caminho de blocos. Uma das medidas preventivas para garantir a segurança dos foliões é a instalação de 16 coletores para recipientes de vidro.

A SLU informou que no ano passado foram 800 contêineres com capacidade para 240 litros de lixo e, em 2019, serão mil unidades. Isso representa aumento de 20% no número de coletores disponibilizados. O chefe do Departamento de Serviços de Limpeza, Pedro Assis Neto, ressalta a importância de os foliões colaborarem com o serviço de varrição dos garis. "Pedimos que os sacos de resíduos confinados em alguns pontos para a coleta não sejam violados, para que todos aproveitem a festa com mais conforto e segurança", afirma.

COLETA NORMAL Durante todo o carnaval, os serviços regulares de limpeza urbana, como as coletas domiciliar e seletiva, serão mantidos em todas as regiões da cidade, inclusive nos lugares onde não estão previstos eventos. "A cidade precisa estar limpa em tempo integral também para aqueles cidadãos que não vão se envolver com a festividade", afirma Pedro Assis.

Desde o início do pré-carnaval, em 16 de fevereiro, já foram recolhidas 150 toneladas de resíduos, o que corresponde a 21.428 sacos de lixo cheios. Somente no último fim de semana, a SLU contabilizou cerca de 91 toneladas. Embora haja proibição da venda de bebidas em recipientes de vidro pelos ambulantes, as equipes de limpeza urbana recolheram seis toneladas desse material que foram encaminhadas às cooperativas de catadores de recicláveis.

funcionamentode serviços e

espaços públicos

Lazer

» Parque Ecológico da Pampulha

Aberto de hoje a quarta-feira, das 8h30 às 18h

» Demais parques municipais, zoológico e Aquário da Bacia do Rio São Francisco

Fechados na segunda-feira

Obs: Hoje, a partir das 10h e durante todo o desfile do Bloco "Quando come se lambuza", somente estarão abertas as portarias da Alameda Ezequiel Dias, Avenida Carandaí e Avenida dos Andradas do Parque Municipal Américo Renné Giannetti (a portaria da Rua da Bahia e as duas da Avenida Afonso Pena estarão fechadas durante o desfile)

l Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, o acesso aos parques da Serra do Curral, Aggeo Pio Sobrinho e das Mangabeiras, além do Mirante do Mangabeiras e espaços da Zoobotânica (Jardins Zoológico e Botânico e Aquário do Rio São Francisco) requer a apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita, e documento de identidade com foto. O estacionamento no Parque das Mangabeiras agora integra o sistema rotativo digital da BHTrans. Para maior comodidade, o usuário deve levar o talão ou baixar o aplicativo "Rotativo Digital BH"

Equipamentos Culturais

» Casa do Baile

Fechada segunda e terça-feira

» Museu Histórico Abílio Barreto

Aberto ao público hoje e amanhã, das 10h às 17h

» Museu de Arte da Pampulha

Fechado na segunda-feira

» Casa Kubitschek

Fechada na segunda-feira

» Museu da Moda, Arquivo Público de Belo Horizonte, Museu da Imagem e do Som e MIS Cine Santa Tereza

Fechados de hoje a quarta-feira

Informações turísticas

» Centro de Atendimento ao Turista Álvaro Hardy (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855, São Luís)

Funciona das 8h às 17h

» Centro de Atendimento ao Turista Mercado Central (Avenida Augusto de Lima, 744, Centro)

De hoje a terça-feira, das 8h às 13h. Na quarta-feira, das 8h às 18h

Saúde

» Unidades de pronto-atendimento (UPAs), Hospital Odilon Behrens, Central de Internação, Samu e o Serviço de Urgência Psiquiátrica Noturno funcionam normalmente 24 horas por dia, todos os dias

» Centros de saúde

Funcionam segunda-feira das 7h às 17h, com escala mínima. Fecham na terça e reabrem na quarta-feira, às 13h

MAPA

» Então, Brilha!

6h

Curitiba com Contorno

» Bloco Faraó

14h

Praça Sete

» Bloco da Calixto

12h

Savassi

» Divina Banda

12h

Rua Mármore, 170 - Santa Tereza

» Bloco do Polvo

13h

Praça Carlos Chagas

» CarnaRock Santê

12h

Rua Divinópolis, 515 - Santa Tereza

» Galera de Belô

12h

Avenida General Olímpio Mourão Filho, 301 - Planalto

» Índio Roqueiro

12h

Rua Caetés, 54 - Centro

» Bloco Rei

12h

Rua Sapucaí - Floresta

» Bloco Rebentão

17h

Rua Ascânio Castro Guimarães, 25 - Betânia

» Bloco do Sustenido

9h

Rua dos Topógrafos, 207 - Alípio de Melo

» AfliFolia

10h

Rua Ipatinga, 130 - Bairro Anchieta

» Estrela da Morte

12h

Rua José Pedro Drumond, 25 - Floresta

» Sai Zic(k)a

14h

Avenida Bandeirantes, 1.733 - Sion

» Aki Cê Dança

13h

Praça da Liberdade

» Inimigos

do Fim

15h

Praça Aroldo Tenuta - Buritis

» Que Mário?

13h30

Rua Rodrigues Caldas, 20 - Santo Agostinho

» Xibiu

12h

Avenida dos Engenheiros - Castelo

» Embriagalo

13h

Rua Conselheiro Rocha, 3.002 - Santa Tereza

» Bolinha Preta

13h

Rua Orange, 30 - São Pedro

» Bloco da Língua

16h

Rua Tigre, 115 - São Salvador

» Du seu pai e filhas de Gaby

14h

Rua Ceará, 1.461 - Funcionários

» Gato Escaldado

16h

Praça Alaska

» Bloco Arreda

o Pé

16h

Avenida Getúlio Vargas, 216 - Funcionários

» Bloco de Belô

14h

Avenida Álvares Cabral, 387

» Balai Lama

13h

Rua Norita, 9 - Santa Tereza

» Alberto Cintra

16h

Rua Alberto Cintra, 105 - União

» Anjos do Céu

17h30

Rua Antônio Giarola, 115 - Céu Azul

» Bloco das Taradas

16h

Rua Rosa de Pedra, 163 - Etelvina Carneiro


Palavras Chave Encontradas: Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.