Leitura de notícia
Portal Hoje em Dia (MG) ( Opinião ) - MG - Brasil - 28-02-2019 - 06:00 -   Notícia original Link para notícia
Editorial - Aparato de 'guerra' para o Carnaval

O maior Carnaval de todos os tempos em Belo Horizonte, que deve levar neste ano 4,6 milhões de foliões às ruas da capital, vai contar, a partir de amanhã, com um verdadeiro "esquema de guerra" para conter as ações criminosas durante a festa. A estrutura de segurança, que envolve as polícias Civil e Militar, Bombeiros e a Guarda Municipal, foi apresentada ontem a empresários na de Belo Horizonte.


Cerca de 8.500 militares farão o patrulhamento nas ruas da capital, efetivo este que pode ser reforçado com deslocamento de 400 policiais do interior, que estão lotados em cidades onde não haverá Carnaval neste ano. Será feito também o patrulhamento aéreo, com a utilização de sete drones, todos com giroflex para mostrar a ostensividade da corporação durante a festa. 


Com a utilização de binóculos de grande aproximação, homens estarão a postos em varandas de casas e empresas para monitorar tudo que acontece em meio à multidão. Duas carretas com câmaras que alcançam até 5 quilômetros também vão monitorar armas e terão capacidade até para fazer o reconhecimento facial.


Outros 3 mil guardas municipais serão colocados nas ruas para garantir um aumento da sensação de segurança à população. Em parceria com a PM, o efetivo será direcionado a cada bloco e, em alguns locais, serão colocados profissionais que falam até mais de um idioma, como no Mercado das Flores. 


Os Bombeiros disponibilizarão mil agentes, que estarão nos principais pontos de concentração para garantir agilidade no atendimento. Além disso, contarão com cinco postos médicos avançados, para que a população possa ter um atendimento imediato, sem a necessidade de se deslocar ao hospital. Drones também vão 'socorrer' foliões em apuros na multidão.


Os plantões da Polícia Civil serão reforçados e haverá a instalação de uma delegacia móvel na Praça da Estação, para atendimento mais ágil e humanizados às vítimas. De olho no assédio às mulheres e na violência contra crianças e adolescentes, a Delegacia de Mulheres contará também com uma unidade móvel e haverá ainda um reforço à de Menores.


Portanto, a tolerância será zero, principalmente contra o assédio às mulheres, fazendo valer a nova lei de importunação sexual, sancionada no final do ano passado, e em relação à violência contra crianças e adolescentes. Todo esse aparato das forças de segurança deve garantir uma festa tranquila aos foliões, consolidando ainda mais a data no calendário da capital mineira. Mas quem vai se divertir nunca deve descuidar e ficar atento a ação de ladrões. Todo cuidado é pouco. 
 



Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.