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Abrasel - BH (MG) ( Notícia ) - MG - Brasil - 19-02-2019 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Empresários de Belo Horizonte reforçam estoques para lucrar no Carnaval

A expectativa da Abrasel é que o faturamento no setor de bares e restaurantes na capital mineira seja 10% maior que no ano passado

A expectativa de um Carnaval recorde em Belo Horizonte, com 4,6 milhões de foliões nas ruas, faz brilhar os olhos dos empresários dos setores de comércio e serviços. De olho nos lucros, lojas de fantasia, bares, restaurantes e até drogarias já começaram a preparar o estoque para aproveitar o crescimento e alavancar as vendas. De acordo com a Abrasel em Minas Gerais, a expectativa é a de que o faturamento seja 10% maior que em 2018, e muitos estabelecimentos cogitam contratar funcionários temporários para dar conta da demanda. "No ano passado, os restaurantes tinham fila até na segunda-feira, coisa que jamais aconteceria em uma semana comum", afirma Ricardo Rodrigues, presidente da Abrasel em Minas Gerais.

Para dar uma forcinha extra, a associação lançou, em 2018, o projeto Carnaval Gastrô, que será mantido neste ano. "São 30 estabelecimentos que criaram pratos exclusivamente para a data e podem ser localizados pelos foliões no site da Belotur", diz.

Fernando Messias, sócio-proprietário do restaurante Chalé Mineiro, quer aproveitar a movimentação na cidade para ganhar dinheiro e colocou até uma faixa nos salões das quatro unidades para informar aos clientes sobre o funcionamento durante a festa. "Esperamos receber de 500 a 600 pessoas por dia, três vezes mais que em 2017, quando abrimos pela primeira vez no Carnaval", diz ele, que também vai ampliar o horário de funcionamento e contratar seguranças particulares para cuidar do estabelecimento.

Para , presidente da /BH, o faturamento nesta época será positivo para o setor durante o ano todo. "A movimentação econômica é muito grande, faz o dinheiro girar na cidade e tem reflexos também nos outros meses", diz ele, que também orienta os lojistas a se prepararem para o fluxo intenso de clientes. "Possivelmente, terá milhares de pessoas passando na porta de sua loja e é preciso se preparar para aproveitar essa movimentação para lucrar e divulgar o seu trabalho", diz.

Bairros

O comércio dos bairros também está entrando na onda, já que um dos motes do carnaval deste ano em BH é a descentralização dos blocos. Mário de Oliveira Matosinhos, proprietário da farmácia Drogamário, no Barreiro, já está fazendo até estoque. "Acredito que essa história de pulverizar o Carnaval, tirando o foco da região Centro-Sul, vai me favorecer. Teremos dois blocos no Barreiro e eles passarão em ruas próximas à minha farmácia, então podemos ser um ponto de apoio para o folião", diz ele, que pretende aumentar em 30% as vendas de energéticos, refrigerante e água.

Depois de tanta folia, os remédios para ressaca também devem ter boa saída. "Comprei 20% a mais que o normal, porque nesta época a procura aumenta bastante", diz.

Alegria nos setores de eventos, passagens aéreas e hotelaria

Como a folia belo-horizontina ficou famosa no país, a expectativa é que o número de turistas também cresça neste ano. Dados da MaxMilhas, plataforma que vende passagens aéreas com desconto, mostram que as buscas pela capital mineira no período do Carnaval estão 62% maiores do que a média dos outros meses. Conforme a Belotur, Belo Horizonte já é o segundo destino mais procurado para a folia no Brasil, à frente de Rio de Janeiro e São Paulo, e atrás apenas de Salvador.

Na rede hoteleira, a expectativa é de casa cheia. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), as reservas feitas até agora na região Centro-Sul indicam lotação entre 80% e 90%, crescimento de 15% em relação ao ano passado.

Fonte: Hoje em Dia. Para acessar a notícia na íntegra, acesse o site.

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Palavras Chave Encontradas: CDL, Marcelo de Souza e Silva
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