Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 01-02-2019 - 11:05 -   Notícia original Link para notícia
Fundos de ações fecham janeiro como a melhor aplicação

Valorização registrada no mês chega a 8,20%. Renda fixa tem ganho de 0,46%. Câmbio não repete desempenho de 2018 e começa o ano com perda de 2,39%



Se 2018 terminou com o dólar e malta, este ano começou coma Bolsa liderando os ganhos das aplicações financeiras. Os fundos de ações foram o melhor investimento em janeiro, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), que consideram até o último dia 28.



Os fundos de ações índice ativo, onde o gestor tenta replicar o desempenho de alguns dos índices da B3, tiveram retorno de 8,20%. Já os fundos de ações livre, em que os recursos são aplicados nos papéis que o gestor avalia terem maior potencial de valorização, apresentaram alta de 7,76%. O Ibovespa, principal índice do mercado local, subiu 10,8% no mês. Nos últimos 12 meses, os fundos de ações índice ativo e livre avançaram 15,11% e 15,08%, respectivamente.



Por sua vez, os fundos cambiais estão em trajetória oposta



à do ano passado. Até 25 de janeiro, tiveram desvalorização de 2,39%. Nos últimos 12 meses, porém, esse tipo de investimento - indicado para quem tem dívidas na moeda americana ou planeja viajar ao exterior -apresenta ganho de 22,42%. No mês, o dólar recuou 5,5%.



Para Fabio Colombo, administrador de investimentos, no cenário doméstico, a percepção dos investidores de que o governo apresentará uma reforma da Previdência mais robusta animou o mercado. No exterior, a melhora



das perspectivas nas negociações entre China e EUA eofat ode oF eder alReserve(Fed,o banco central americano) não ter elevado os juros em janeiro deixaram os investidores menos avessos ao risco.



- Como consequência, as principais Bolsas do mundo também encerraram janeiro em alta. Para fevereiro, é preciso observar os detalhes da reforma da Previdência, além do impacto do desastre de Brumadinho nas ações da Vale e no Ibovespa -diz Colombo.



A economista Camila de Caso, da corretora Necton,



também cita a agenda de reformas como fator para a "lua de mel" entre investidores e governo. Com isso, o dólar tende a perder força frente ao real. Ela lembra ainda que, no exterior, a moeda americana também vem perdendo força.





Entre as demais aplicações, os fundos multimercado livre tiveram retorno de 1,49% em janeiro e de 8,93% em 12 meses. Já os fundos de renda fixa avançaram 0,46% e 6,21%, respectivamente. A poupança, aplicação preferida pela maior parte dos brasileiros, rendeu 0,37% no mês.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.