Leitura de notícia
Juruá Online - Juruá (AM) ( Notícias ) - AM - Brasil - 31-01-2019 - 21:13 -   Notícia original Link para notícia
Voluntários lavam dia e noite trajes usados por bombeiros nas buscas em Brumadinho

Por G1

Márcio Santos (à esq) coordena trabalho voluntário de limpeza dos trajes dos bombeiros em Brumadinho - Foto: Márcio Santos/Arquivo pessoal

Catorze máquinas de lavar e passar, com capacidade para 15 quilos, estão funcionando 24 horas por dia em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para atender aos 360 bombeiros que trabalham nas operações de busca. Mais de mil militares já passaram pela lama desde sexta-feira (25), dia do rompimento da Barragem do Feijão, pertencente à Vale.

"Nós chegamos aqui e procuramos saber em que poderíamos ser úteis. Perguntei a um dos bombeiros se eles lavavam a roupa que chegava cheia de lama. Ele disse que usava sempre a mesma. Na hora a gente se mobilizou para montar uma lavanderia", disse o pastor Márcio Santos, diretor da Convenção Batista Mineira.

Máquinas de lavar e secar foram adquiridas através de doações para ajudar na limpeza das roupas de bombeiros - Foto: Márcio Santos/Arquivo pessoal

As máquinas foram adquiridas através de doações que abastecem um fundo humanitário. Cerca de 1,2 mil igrejas batistas participam da convenção.

"Os bombeiros deixam a roupa com a gente no fim do dia. Ela passa por uma ducha que faz parte de um processo de higienização. Depois fica de molho em um produto específico. Aí sim ela vai para a máquina. Todo esse processo é acompanhado por técnicos do trabalho e as pessoas usam roupas especiais para evitar contaminação", disse Márcio.

Cada traje é embalado em um saco com o nome do dono. Como os bombeiros trabalham em um turno e folgam no dia seguinte, recebem a roupa pronta para uso.

Bombeiro sujo de lama segura galo resgatado da lama em Brumadinho, após rompimento de barragem da Vale - Foto: Adriano Machado/Reuters

"É uma forma de melhorar o bem estar destes profissionais. Um cuidado mesmo com quem está neste tipo de trabalho", disse o pastor.

Cerca de 35 pessoas trabalham na lavanderia dia e noite. Parte do grupo já havia passado por Mariana em 2015 quando houve o rompimento da Barragem de Fundão, pertencente à Samarco. "Lá a gente limpava as casas das pessoas que foram invadidas pela lama", contou Márcio.

Além dos bombeiros mineiros, os voluntários também estão lavando os trajes dos militares de outros estados que chegam para auxiliar nas buscas.

Equipes de resgate de terra e de helicóptero tem mais um dia intenso em Brumadinho - Foto: CADU ROLIM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

A de Belo Horizonte (-BH) doaram 900 pares de meias e 900 peças íntimas para os bombeiros que atuam em Brumadinho.

De acordo com a entidade, após usadas as peças precisam ser descartadas para evitar contaminação. Daí a necessidade deste material.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.