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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 27-01-2019 - 11:07 -   Notícia original Link para notícia
Conexão Marketing - Crescer: só com inovação!

A inovação dos produtos e serviços precisa fazer parte definitiva na mente dos empresários, independentemente do porte de suas empresas. Sobreviverão e crescerão as organizações que mudarem constantemente o formato de seu negócio. É preciso mudar a todo momento, não a filosofia do negócio, mas o seu formato, a sua forma de atender e as características e vantagens de seus produtos e serviços. A tecnologia permite hoje muito mais rapidez na inovação dos processos, e isso significa que é essencial a oferta cada vez maior de rapidez nas entregas, maior competência no processo de pós-vendas, serviços mais aperfeiçoados, produtos que atendem de forma customizada e a oferta de maiores benefícios, que é o que as pessoas realmente querem quando adquirem algo.



Vejo algumas empresas supervalorizarem métodos de atuação que já não fazem mais parte do desejo dos clientes. Os bancos, por exemplo, da forma como atuam, estão superados no Brasil. Até os aposentados da geração baby boomers querem ser atendidos por meio de processos digitais e sem ter que sair de casa.



Já pensaram como é insuportável uma agência bancária com senhas, filas, cadeiras para espera, seguranças abrindo as bolsas, ou pastas. Estão chegando os bancos com novas propostas, que farão uma disrupção nesse modelo atual.
Falo sempre com empresários que é preciso saber a hora de dar adeus aos métodos ora utilizados, aos produtos oferecidos e ao velho jeito de prestar serviços. É determinante que sejam utilizados todos os meios de inovação disponíveis no mercado. A resistência aos meios atualizados de gestão pode ser muito maior do que o valor do investimento a ser efetuado.



As grandes empresas já começam a usar diversas tecnologias que inovam suas ações de marketing. Internet das coisas, marketing preditivo, sistemas robotizados de tratamento de estoque e merchandising são alguns exemplos. Mas, vale lembrar que a inovação somente gera resultado se trouxer melhoria para a vida dos clientes.


 


DIFERENCIAÇÃO NO VAREJO


 


Se você tem em Belo Horizonte uma pizzaria, um bar, uma loja de produtos naturais, artigos para fitness, pet shop, ou qualquer outro negócio, a empresa só vai resistir se for gerida com inovação associada a diferenciação. Com marketing é assim mesmo! Ao abrir a porta da empresa todos os dias, ou começar o atendimento digital, pense sempre em algo novo para oferecer aos clientes. A inovação começa pela sua proposta dinâmica de negócio.


 


DISPOSITIVOS MÓVEIS 


 


Já é realidade a plena integração entre os dispositivos e plataformas inteligentes nos processos de marketing. Isso permite que os profissionais de marketing além de criar experiências customizadas para os clientes, captem mais informações sobre cada um deles e tornem ainda mais perfeito o seu atendimento.
A chamada internet das coisas (the internet of things, ou IoT) está transformando o marketing a cada dia. A criação de apps está tornando a vida dos clientes mais fácil dentro de supermercados. A circulação guiada de clientes pelo seu celular, a indicação da localização de produtos, a mostra das cores, sabores, aromas e tamanhos disponíveis e até a reposição de produtos solicitada pelo cliente através do seu móbile já é realidade em alguns países. Os pontos de vendas estão cada vez mais próximos das sensações das pessoas, com a integração de dispositivos, leitura facial, análise de circulação no PDV e outras inovações que cada vez mais atendem aos anseios dos clientes. O caminho do marketing é a sua interação em tempo real com cada componente do seu público-alvo.


 


COMO SERÁ O AMANHÃ?


 


Os sistemas de dados, através de big data analytics, já nos permitem desenvolver previsões sobre como será o comportamento de nossos clientes em um futuro próximo. É o chamado marketing preditivo. O sistema contribui para a melhor definição de estratégias e ações de marketing de modo a torná-las mais precisas, com maior antecedência. A Amazon já utiliza bastante o marketing preditivo e isso tem ajudado a gigante a ter melhor conhecimento do perfil dos seus clientes, as prováveis preferências deles. Existe uma estrutura denominada computação cognitiva que registra o costume de compra do cliente. Quanto mais ele compra, mais refinadas vão ficando as informações sobre as suas prováveis preferências futuras de produtos, serviços, formas de pagamento preferidas, horários de aquisição e vários outros detalhes. O índice de acerto na oferta aos clientes fica muito maior. A Netflix tem obtido muito sucesso com o marketing preditivo na oferta de títulos de filmes e séries para seus clientes.


 


SERVOS DO MARKETING


 


Quem trabalha com marketing precisa necessariamente gostar de estudar coisas novas. Todos vão trabalhar com tecnologia e inovação e isso é bom. Basta saber fazer as perguntas certas e se tornar um buscador de respostas digitais. Independentemente da área de atuação, nós precisamos tornar a tecnologia e a robótica nossos centros de respostas. Alguém disse que os dados devem ser nossos servos e nós os seus senhores. Acho perfeito! Uma pergunta básica a fazer para eles é: como podemos melhorar a vida de nossos clientes?. Os big data e a inteligência artificial foram feitos para responder a isso para nós. A internet das coisas vai ser cada vez melhor, à medida que nós soubermos mostrar as coisas que nós queremos. Afinal, nós somos os humanos aqui!


 


Dica da semana:


 


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