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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 24-01-2019 - 00:05 -   Notícia original Link para notícia
Vendas na Capital avançam em novembro e surpreendem

As vendas do comércio em Belo Horizonte tiveram alta de 5,53% em novembro passado, em relação a outubro, impulsionadas, principalmente, pela Black Friday. Esse foi o melhor resultado do ano, na comparação mensal. Além da promoção, que vem se consolidando, a melhoria - ainda que tímida - no cenário econômico interferiu nos resultados do comércio, que mostraram elevação em novembro em todas as bases comparativas. As informações são do Termômetro de Vendas, divulgado ontem pela de Belo Horizonte (-BH).

"O resultado de novembro nos surpreendeu e mostra que a Black Friday vem se consolidando, o que fez uma diferença muito grande", disse o vice-presidente da -BH, Marco Antônio Gaspar.

Ele observa que o resultado mostra que, de um lado, os consumidores estão tendo mais confiança na promoção e, por outro lado, os comerciantes perceberam a necessidade de conceder descontos reais. "Acabou aquela história de metade do dobro", disse ele, referindo-se à prática de aumentar o preço antes da promoção e, sobre o valor mais alto, conceder o desconto.

Alta generalizada - Todos os segmentos tiveram alta de vendas em novembro, na comparação com outubro, mas o destaque foi o de móveis e eletrodomésticos, com crescimento de 8,51%. "Isso mostra que as pessoas esperaram o preço baixar para comprar", disse. Mas Gaspar também pondera que o fato de objetos de maior valor agregado terem tido um bom desempenho indica aumento da confiança por parte do consumidor.

Os demais setores são vestuário e calçados ( 5,45%); veículos e peças ( 5,43%); drogarias e cosméticos ( 5,27%); supermercados ( 4,1%); papelaria e livrarias ( 2,49%); material elétrico e construção ( 2,48%); artigos diversos ( 0,4%).

No acumulado de janeiro a novembro, o resultado foi o melhor em quatro anos. Em 2018, na relação com igual período anterior, as vendas do comércio em Belo Horizonte aumentaram 2,4% em tal base comparativa. Em 2017, a alta foi de 0,26%. Já em 2016 e 2015 houve queda, respectivamente, de 1,47% e 4,09%.

Emprego - Marco Antônio Gaspar pondera que melhoria nos índices de emprego começou a ter impacto no comércio. "Mais do que a inflação controlada e a queda dos juros, a interferência vem da melhoria nos índices de emprego, mesmo que pequena. Com mais gente empregada, a renda sobe e, dessa forma, sobra mais dinheiro no bolso para compras", explica.

Ele cita que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu 14,5% no terceiro trimestre de 2017. Em igual período de 2018, a taxa caiu para 11,7%.

No acumulado do ano, o melhor resultado vem do setor de supermercados, com alta de 3,84%. Em seguida, estão veículos e peças ( 3,6%); artigos diversos ( 2,86%); material elétrico e construção ( 2,28%); drogarias e cosméticos ( 2,15%); móveis e eletrodomésticos ( 2,07%); papelaria e livrarias ( 1,53%); e vestuário e calçados ( 1,43%).

O Termômetro de Vendas aponta ainda que, no comparativo novembro 2017/novembro 2018, os resultados do comércio subiram 3,41%. Nesse caso, o destaque também fica com os supermercados, que registraram crescimento de vendas da ordem de 6,96%. Em seguida, estão móveis e eletrodomésticos ( 4,32%); drogarias e cosméticos ( 3,9%); vestuário e calçados ( 3,53%); material elétrico e construção ( 2,42%); artigos diversos ( 2,31%); veículos e peças ( 1,66%) e papelaria e livrarias ( 1,39%).


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
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