Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 22-12-2018 - 10:49 -   Notícia original Link para notícia
Vendas avançam 0,86% em Minas

Os supermercados de Minas registraram alta de 0,86% nas vendas em novembro na relação com outubro, segundo o Termômetro de Vendas divulgado na sexta-feira (21) pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). O resultado positivo reforça a projeção de que o setor fechará o ano de 2018 com resultados melhores do que o esperado. No acumulado do ano, até novembro, o setor apresenta alta de 3,04%, enquanto o projetado era de aumento anual de 2,5%.

"A gente já tinha sinalizado que o setor superaria o projetado para o ano e novembro não trouxe surpresas negativas", pondera o superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala. Segundo ele, a expectativa é que o Natal de 2018 tenha desempenho 2,5% superior ao de 2017.

"Já percebemos um movimento que desenha resultados positivos, mas muita gente deixa as compras para a última hora, o que tem influência muito grande nos resultados do Natal", disse. Ele reforça que o setor supermercadista é um forte termômetro da economia como um todo, mostrando tanto o aquecimento como o desaquecimento da atividade.

Outro dado positivo apontado pelo levantamento é a alta de 5,19% nas vendas no comparativo novembro 2018/novembro 2017. Claret explica que esse resultado mostra a consolidação da promoção Black Friday, que interferiu positivamente nos resultados.


Regiões - As altas nas vendas em novembro foram registradas em todas as regiões do Estado. O melhor desempenho foi o da região Central, com aumento de 0,97% nas vendas. Em seguida estão Zona da Mata (0,89%); Centro-Oeste (0,86%); Triângulo Mineiro (0,84%); Sul (0,77%); Rio Doce (0,73%) e Norte/Noroeste (0,25%).

Festas - Na sexta-feira, a Amis divulgou nota informando que na terça-feira, 25 de dezembro, e no dia 1º de janeiro, os supermercados da Capital não vão abrir. Segundo a associação, decreto federal de 2017 reconhece o setor supermercadista como atividade essencial à economia, o que autoriza a abertura nessas datas, mas Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) prevê o não funcionamento dos supermercados em Belo Horizonte nessas datas. No interior, as convenções podem ser diferentes.

Ainda segundo a nota, nos dias que antecedem as festas de final de ano, os supermercados devem estender o horário de funcionamento para que os clientes possam fazer suas compras com tranquilidade.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.