Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 18-12-2018 - 07:09 -   Notícia original Link para notícia
Nova equipe econômica vai revisar políticas de emprego

Carlos da Costa, que cuidará das atribuições do Ministério do Trabalho que forem para a pasta de Economia, defende mudanças



Ofuturo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, afirmou ontem que o governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, vai rever todas as políticas atuais de geração de emprego. Até o Sistema Nacional de Empregos (Sine) - uma ferramenta para fazer com que trabalhadores encontrem vagas disponíveis no mercado -deve passar por uma análise. Costa confirmou que assumirá todas das atribuições do Ministério do Trabalho que forem para a pasta da Economia quando Bolsonaro tomar posse, em janeiro.


Segundo o futuro chefe da área de produtividade, a ideia é avaliar os programas atuais e dar um foco geral na qualificação de pessoal.


- Vamos rever todas as políticas - frisou. - Precisamos ter as melhores práticas globais.


Ele elogiou algumas iniciativas atuais, como, por exemplo, o programa Brasil Mais Produtivo. Comentou que é um exemplo de iniciativa que deu certo, mas evitou dizer que será ampliado. Argumentou que, apesar de o programa ser bem-sucedido, ainda tem um alcance muito reduzido.


O Brasil Mais Produtivo, que objetiva aumentar a produtividade das fábricas, abarca apenas 3 mil empresas atualmente. Segundo Costa, é preciso verificar se a proposta teria efeito se fosse estendida a todo o país.


Na avaliação do futuro secretário, o país tem capacidade para crescer 5% ao ano. Mas precisa melhorar sua produtividade. Para isso ocorrer, segundo o economista, é preciso investir em pessoas, melhorar o ambiente de negócios e diminuir a burocracia. Costa falou que hoje o governo tem 51 órgãos para cuidar da produtividade. E que só isso mostra como o país está atrasado.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.